A equipa de voluntários chegou da Madeira e já está há três dias na Guiné-Bissau, onde montou um posto médico para apoio à população local. A abertura do núcleo da associação Madeira Emergência, foi oficializada e resulta de uma parceria com a organização não governamental Onda Solidária Internacional.
Liderados pelo presidente do Madeira Emergência, Gonçalo Félix, a equipa da Associação madeirense já está na Guiné-Bissau, numa missão humanitária de vários dias. Os três membros da associação madeirense estão no país africano até dia 18 de fevereiro, para concluir a montagem do posto médico e para a realização de várias ações de formação, nas cidades de Bissau e Bolama. Além disso, a Madeira Emergência levou e já entregou material para equipar uma ambulância e dar formação na área do trauma aos respetivos técnicos.
Numa primeira fase, os voluntários do Madeira Emergência vão colocar ao dispor da população todo o material doado, como também vão dar o apoio logístico na montagem de um Posto Médico em Guiné-Bissau. Agora, a população local passará a ter um Núcleo Madeira Emergência em parceria com a Onda Solidária, uma associação humanitária. Esta foi uma primeira fase.
Logo a seguir, os técnicos de saúde da madeira Emergência vão ministrar uma formação específica a "um grupo de socorristas que irão tripular ambulâncias, dando assim uma resposta mais diferenciada a quem precisar dentro da comunidade", revelou Gonçalo Félix.
A equipa da Madeira Emergência realiza, assim, mais uma importante missão humanitária, após ter estado na Ucrânia no ano passado, agora a missão é num país da parte ocidental de África.
Paulo Graça