A Capitania do Porto do Funchal emitiu, esta manhã, um aviso de agitação marítima forte para a Madeira, o qual deverá manter-se até às 06h00 de terça-feira.
Com base no estado do tempo previsto para a orla marítima, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o vento prevê-se que sopre da vertente norte de moderado a fresco (20-39km/h), rodando para noroeste de bonançoso a moderado (12-29km/h).
Quanto à ondulação, para a costa norte estão previstas ondas de noroeste de 4 a 5 metros, diminuindo para 3 a 3,5 metros, no final do período em que estará vigente o aviso. Para a costa sul, são esperadas ondas de oeste, de 1 a 2 metros e de 1,5 a 2,5, na parte oeste.
A visibilidade possibilmente será boa.
Posto isto, a Capitania recomenda:
- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.