A Madeira vai investir, ao longo dos próximos quatro anos, mais de 30 milhões de euros na modernização, requalificação e descarbonização dos portos, numa estratégia que pretende responder às atuais necessidades e preparar o futuro do crescimento económico do arquipélago, conforme anunciou hoje a Secretaria Regional de Economia.
“O objetivo é termos portos modernos, compatíveis com as normas da União Europeia, sustentáveis e capazes de acompanhar o crescimento económico da Madeira e do Porto Santo”, sublinhou o secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, durante uma visita ao porto do Caniçal, realizada esta segunda-feira.
O governante com a tutela dos portos da Região Autónoma da Madeira reconheceu que, atualmente, a infraestrutura já evidencia sinais de saturação, resultado do aumento do volume de contentores importados pelas empresas e pelas famílias. Para dar resposta a esses constrangimentos, está em curso uma obra de requalificação do cais norte, num investimento de cerca de 10 milhões de euros, que contempla a instalação de novas redes de esgotos, água, incêndios e energia elétrica.
A conclusão desta primeira fase está prevista para o final do corrente ano, seguindo-se uma segunda fase, orçada em 9 milhões de euros, que incluirá a expansão do cais norte e a sua ligação ao cais sul, aumentando a operacionalidade e a eficiência da infraestrutura portuária.
Este plano insere-se numa visão de longo prazo, que aposta na inovação e na sustentabilidade, com o objetivo de reforçar o papel estratégico dos portos madeirenses na economia regional.