MADEIRA Meteorologia

Madeira arrecadou 351 mil euros com taxa em percursos classificados em 2024

Data de publicação
23 Abril 2025
18:11

O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) da Madeira arrecadou 351 mil euros com a taxa cobrada nos percursos pedestres classificados em 2024, onde sinalizou também a ocorrência de 24 acidentes, com uma vítima mortal e 23 feridos.

Já no primeiro trimestre deste ano, o Corpo de Polícia Florestal, organismo tutelado pelo IFCN, registou quatro acidentes em percursos classificados, dos quais resultaram três feridos e uma vítima mortal, um jovem de nacionalidade alemã, que alegadamente saiu do trilho para tirar fotografias e caiu num penhasco, de altura superior a 200 metros, na zona do Pico do Areeiro.

De acordo com os dados fornecidos pelo IFCN, a taxa cobrada nos percursos recomendados entre outubro e dezembro de 2024 gerou uma receita de 351 mil euros, sendo que o valor referente ao primeiro trimestre deste ano ainda não foi apurado.

A taxa de três euros foi inicialmente aplicada apenas em sete trilhos, mas desde 01 de janeiro abrange a totalidade dos 38 percursos recomendados no arquipélago da Madeira, sendo os mais procurados os da Ponta de São Lourenço, Pico do Areeiro, Balcões e Pico Ruivo.

A designada ‘taxa de resíduos’ é cobrada a todos os turistas maiores de 12 anos, estando os residentes na região autónoma isentos de pagamento.

O pagamento pode ser feito através da plataforma ‘Simplifica’, gerida pelo Governo Regional, ou diretamente nos locais onde há postos do IFCN, havendo a possibilidade de fazer troca de percursos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas