O secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues apontou o investimento tecnológico na saúde como uma aposta do Governo Regional na qualidade de vida das pessoas, mas também como um eixo estruturante da economia.
José Manuel Rodrigues falava à margem do arranque dos trabalhos, de hoje, da cimeira Digital ‘Health Summit 2025’, que reúne no Funchal participantes de 46 países.
“A saúde tem vindo a assumir-se como um dos grandes motores da economia digital. É um setor que impulsiona a ciência, mobiliza talento, promove a inovação e o conhecimento e cria formas de valor económico, humano e social”, referiu.
Segundo o governante “a Madeira reconhece neste domínio uma das suas frentes estratégicas de diversificação económica. Apostamos na tecnologia, na ciência e na inovação como eixos estruturantes de uma economia regional sustentável, inteligente e aberta ao mundo”, garantiu.
A Madeira assume-se, desta forma, como “um verdadeiro laboratório vivo europeu onde se cruzam start-ups tecnológicas, universidades, centros de investigação e instituições de saúde”, explicou José Manuel Rodrigues destacando o novo Hospital Central e Universitário da Madeira como um exemplo de “visão de futuro” e “um investimento grandioso” que vai ao encontro das aspirações da população madeirense.
“O hospital será um motor da economia regional, um polo estruturante com repercussão em múltiplos setores: desde a tecnologia à construção, da investigação ao turismo, incluindo o crescente turismo de saúde. O novo hospital incorpora uma visão sistémica e moderna, será também um espaço de incubação tecnológica, aberto à criação de startups e empresas nas áreas da saúde digital, da robótica médica, da inteligência artificial e da computação quântica”, frisou o secretário regional da Economia.
O Governo Regional assume o empreendedorismo e a inovação como parte da estratégia económica da região, apoiada pela Startup Madeira, pelo IDE- Instituto de Desenvolvimento Empresarial, que “oferece financiamento e incentivos para empresas tecnológicas e inovadoras” e pela Direção Regional de Competitividade, Inovação e Sustentabilidade, que “reforça a capacidade da Região de apoio às empresas na sua maturação, consolidação e resiliência”.
O ‘Digital Health Summit’ é um evento organizado no âmbito do H-INNOVA: HEALTH INNOVATION HUB e que reúne alguns dos mais prestigiados especialistas para debater soluções práticas e disruptivas para os desafios da Saúde.