MADEIRA Meteorologia

Livro "Como Fazer dos Nossos Filhos Alunos de Sucesso" apresentado no Funchal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
20 Junho 2023
18:55

O livro "Como Fazer dos Nossos Filhos Alunos de Sucesso" é o último trabalho de Jorge Rio Cardoso, que foi apresentado, hoje, e pela primeira vez no país, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

O autor sublinhou que a obra segue a lógica de "uma parentalidade positiva", encetada no livro anterior "Pais à beira de um ataque de nervos".

"A parentalidade positiva tem a ver com duas variáveis que são essenciais, que é a exigência que, nós pais, devemos por, e essa exigência deve ser evidentemente grande, mas não por comparação com ninguém", referiu Jorge Rio Cardoso. "Ser honesto, ser solidário, preocupar-se com os mais velhos e ter respeito pelos outros" são características que vão sendo cada vez mais valorizadas.

"A segunda variável é o envolvimento que os pais devem ter na educação dos filhos, e esse envolvimento deve ser de grande afetividade e a educação emocional é determinante. Não se conseguem ter aprendizagens relevantes se não houver equilíbrio emocional", vincou o autor e investigador.

"Não devemos educar os nossos filhos para a escola, mas sim para a vida", salientou.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira enalteceu o trabalho de Jorge Rio Cardoso reforçando a importância da educação para a diminuição das desigualdades e para a construção de uma sociedade melhor. "A principal desigualdade que existe na nossa sociedade é a desigualdade do acesso ao conhecimento, porque é essa desigualdade que leva a outras assimetrias e a outras diferenças. Se nós dermos a todos um conjunto de conhecimentos e de aprendizagens todos estarão em condições de aproveitar as oportunidades que a sociedade lhes vai concedendo", alertou José Manuel Rodrigues.

O livro foi apresentado por Ricardo Miguel Oliveira, diretor do Diário de Notícias da Madeira, vê nesta obra "um manual de incentivo a quem não desistiu de implementar um novo modelo de escola em Portugal".

Mais do que formar um aluno com boas classificações, interessa prepará-lo para as competências do futuro: novas formas de pensar e trabalhar, novos instrumentos de trabalho e novas formas de viver.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas