O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, acompanhado dos dirigentes da Saúde, visitou, ontem, a Unidade de Emergência em Saúde Pública (UESP), localizada no Centro de Saúde do Bom Jesus.
O governante aproveitou a ocasião para se inteirar do trabalho que está a ser desenvolvido e agradecer "todo o empenho dos profissionais que zelam pela saúde pública e bem-estar da população".
Na Região existe em cada concelho uma autoridade de Saúde de âmbito local. Maurício Melim, médico especialista em Saúde Pública, assumiu em outubro deste ano a liderança das Autoridades de Saúde da RAM. O responsável, com reconhecida experiência nesta matéria, pretende padronizar os procedimentos das autoridades de saúde na Madeira, modernizar e estar cada vez mais próximo dos cidadãos para responder às suas necessidades "é para isso que existimos e trabalhamos, em prol da saúde e bem-estar da população", disse.
O médico especialista em Saúde Pública já assumiu funções de autoridade de saúde local, sub-regional e autoridade regional de Saúde.
À Autoridade Regional de Saúde compete a decisão de intervenção do Estado na defesa da saúde pública, perante os cidadãos, ou seja, nas situações que possam colocar em risco o bem-estar das populações. "Os lugares onde vivemos, comemos e onde se prestam cuidados de saúde, são tudo passíveis de ser intervencionados pela Autoridade de Saúde", referiu.
Para a defesa da saúde pública, a Autoridade de Saúde exerce a vigilância sanitária, zela pela defesa da questão ambiental e, se necessário, pode ordenar a suspensão da atividade ou encerramento de estabelecimentos quando constituem risco para a saúde pública.