Gonçalo Leite Velho, PS, no seguimento da apreciação e discussão do Projeto de Resolução dos socialistas que recomenda ao Governo Regional para proceder à revisão e atualização dos planos de mobilidade existentes na Região, enfatizou a necessidade de criar uma verdadeira rede de mobilidade regional, capaz de responder às dificuldades sentidas tanto por residentes como por turistas.
“O que queremos aqui constituir é uma verdadeira rede de mobilidade, uma rede que inclua os transportes a vários níveis e que incorpore, inclusivamente, meios de transporte alternativos”, afirmou Gonçalo Leite Velho, sublinhando que a proposta apresentada pelo seu partido “beneficia todos os madeirenses”.
O deputado alertou para os constrangimentos de mobilidade que afetam não apenas os visitantes, mas sobretudo “os que aqui vivem”, destacando os problemas de articulação entre horários de autocarros e serviços públicos essenciais, como os hospitais.
“Temos muita população idosa que vive fora dos principais centros urbanos, que não dispõe de carro próprio e que necessita dos autocarros para poder visitar familiares nos hospitais. Muitas vezes, vê-se limitada exatamente pela falta de articulação dos horários”, referiu.
Exemplificou as dificuldades de deslocação entre diferentes pontos da ilha, reforçando que a proposta do PS assenta precisamente na criação de uma rede coordenada de transportes.
O deputado aproveitou ainda para defender a inclusão de soluções de mobilidade sustentável, como o uso de bicicletas, salientando que “há partidos que parecem ter problemas com as ciclovias”.
Na sua intervenção, dirigiu-se também ao deputado Gonçalo Maia Camelo, sublinhando a importância de garantir clareza e rigor nos cadernos de encargos dos concursos públicos ligados à mobilidade.
“Os cadernos de encargos devem ser minuciosos nos seus propósitos, para que não deixem ninguém ao engano e para que as empresas saibam exatamente a que estão a responder”, afirmou, acrescentando que os indicadores e informação constantes dos planos “são fundamentais para construir aquilo que o povo deseja”.