MADEIRA Meteorologia

Lar Vale Formoso: utentes em isolamento profilático e acionado plano de contingência

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Janeiro 2021
10:50

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais fez esta manhã o ponto de situação no Lar Vale Formoso, depois de terem sido detetados pelo menos 14 casos positivos de covid-19, tendo sido acionadas "todas as medidas previstas" no plano de contingência da instituição.

Todos os idosos ficaram nos seus quartos a cumprir isolamento profilático com máscara, sendo que também os colaboradores infetados estão confinados. Refere ainda a Secretaria que, de imediato, o Instituto de Segurança Social da Madeira "encetou contacto com todos os familiares dos utentes residentes a informar do estado de cada um, tendo os mesmos demonstrado total compreensão".

Além disso, foi feito o reforço dos equipamentos de proteção individual. Todos os trabalhadores estão equipados com bata, avental descartável, protetores de calçado, máscaras FFP2 e viseira. Foi ainda adquirido material descartável para administração de refeições aos idosos infetados. Também o material de limpeza e desinfeção descartável para as instalações foi reforçado.

"A equipa será reforçada com seis assistentes operacionais e um técnico superior, oriundas dos Centros de Dia e Convívio e Centros Comunitários", adiantou ainda a tutela, acrescentando que estes profissionais aguardam testes para iniciar funções. "Haverá ainda um reforço de um médico, a tempo inteiro, a partir desta segunda-feira. Os horários de trabalho foram alterados, estabelecendo-se turnos de 12 horas por nove dias consecutivos para as ajudantes de ação direta."

Foi feita também a requisição de estadias numa unidade hoteleira no Funchal para acolher os colaboradores no período de descanso entre turnos, evitando que os mesmos regressem ao domicílio, protegendo os seus familiares.

A Secretaria adianta ainda que a Autoridade Regional de Saúde se encontra a acompanhar toda a situação, em articulação com a direção do lar em questão e com o conselho diretivo do Instituto de Segurança Social da Madeira. Está também em curso, em articulação com a Direção Regional de Saúde, a monitorização e testagem exaustiva a toda a rede de contactos identificada, com ligação a estes casos positivos.

Até à presente data, acrescenta, nenhum outro lar sob a gestão direta do ISSM apresenta casos positivos de covid-19.

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais realça que "todas as medidas estão a ser tomadas, de acordo com o plano de contingência para a covid-19, em vigor no Lar do Vale Formoso, de forma a conter o mais rapidamente possível esta situação, e evitar mais contágios entre utentes e colaboradores".

"O Governo Regional, desde a primeira hora, tem tomado as medidas necessárias para a proteção da população mais vulnerável, neste caso particular, a população idosa", referiu ainda Augusta Aguiar. "Com a atual evolução da situação epidemiológica na Região, nas últimas semanas, e o aumento dos números de casos positivos, foram já suspensas as visitas, situação esta que será agora alvo de avaliação semanal. Esta e outras medidas serão para manter enquanto forem necessárias, porque o mais importante é, e será sempre, a proteção e salvaguarda da saúde da nossa população."

Referiu igualmente que, "na próxima semana, vai ser iniciado o plano de vacinação contra a covid-19 nos lares da Região."

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas