MADEIRA Meteorologia

ORAM26: Iniciativa Liberal questiona custos “absurdos” e “irracionais” da Escola Hoteleira

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
15 Dezembro 2025
17:36

Gonçalo Maia Camelo, deputado da Iniciativa Liberal, criticou hoje, no parlamento regional, os custos públicos que representa a Escola Hoteleira da Madeira.

O deputado diz que a escola custa sete milhões de euros, por ano, o que significa que cada aluno representa um investimento de “mais de 38 mil euros”, por ano.

Para Gonçalo Maia Camelo, que comparou os custos de outros estabelecimentos da OCDE, estes valores “são absurdos” e “irracionais”.

Respondendo ao deputado, a secretária regional da Educação, Ciência e Tecnologia disse que o orçamento regional prevê apenas 5,4 milhões de euros, sendo o remanescente proveniente de fundos comunitários.

Para justificar a existência da escola, que passou recentemente do setor privado para o setor público, Elsa Fernandes disse que esta escola “tem um papel muito importante para a formação de ativos”, considerando que é um hotel/escola. “Isto faz uma diferenciação muito grande no processo de aprendizagem”, acrescentou.

A governante disse ainda que o governo está a trabalhar para que a escola tenha mais alunos no futuro e que, além dos alunos, há ainda 320 pessoas, por ano, a fazerem processos de certificação de competências no referido estabelecimento.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas