MADEIRA Meteorologia

Junta de São Gonçalo aprova orçamento por maioria

Data de publicação
06 Dezembro 2023
9:39

O executivo da Freguesia de São Gonçalo liderado pela Coligação ‘Funchal Sempre à Frente’, apresentou para apreciação o Orçamento, plano de investimentos, plano de atividade e mapa de pessoa em reunião ordinária de assembleia. O orçamento de Junta de Freguesia de São Gonçalo para 2024 será de 415,100 euros.

O executivo da Freguesia de São Gonçalo apresentou e apreciou diversos documentos relativos à atividade do último trimestre, bem como, o orçamento do ano de 2024 naquela que foi a última reunião ordinária de assembleia de freguesia do ano de 2023.

Os diversos documentos apresentados revisitaram e escrutinaram o ano de 2023, do mandato do executivo tendo-se destacado a informação detalhada sobre as atividades levadas a cabo pelo executivo na freguesia até setembro, em que se salienta “um grau de execução da receita e da despesa, na ordem dos 70%. uma aprovação pela maioria da assembleia de freguesia da Conta de Gerência”.

A Junta informou os membros da Assembleia de Freguesia que as políticas levadas cabo pela Coligação Funchal Sempre à Frente tem “respeitado o princípio da regra do equilíbrio orçamental”, que prevê̂ que o montante da receita liquidada seja sempre superior ao montante da despesa paga.

“A informação que preparamos de forma detalhada, procurando sempre exemplificar com evidências, a ação da nossa intervenção política, tem permitido não só esclarecer os membros da assembleia de freguesia da sequência dos trabalhos, bem como, os centros de custos das interveniências levadas a cabo na freguesia, como também, tem reduzido à oposição margem de manobra para criticar e ou efetuar reparos. Além do mais, a forma como temos transmitido os as informações de forma elucidativa e minuciosa, é inédita nas reuniões de assembleia e por aqui se demonstra, que não pretendemos esconder informações, como nos colocamos sempre à disposição de esclarecimentos, algo que não se verificava no passado”, refere o presidente Tiago Freitas.

Foi então apresentado e apreciado pelos vogais das diferentes forças políticas, o novo contrato inter-adminitsrativo, a celebrar com a Câmara Municipal do Funchal, bem como, o orçamento geral da Junta de Freguesia para o ano de 2024.

Assim, para o ano de 2024, o contrato interadministrativo, entre a CMF e a freguesia de São Gonçalo, prevê um aumento do valor financeiro, totalizando cerca de 252,000 euros, comprometendo o Executivo de Freguesia, pela responsabilidade de zelar pela gestão e manutenção de espaços verdes; limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público, entre outros, bem como, pelo apoio social à comunidade.

O orçamento previsional de Junta de Freguesia de São Gonçalo para 2024 será de 415,100 euros.

Nas áreas sociais, a Junta de Freguesia irá manter as dotações financeiras aprovadas em sede de regulamento na ordem dos 91.000 euros, privilegiando os programas de apoio social, nomeadamente, os programas “Proteção Social e Família”, “Bolsas de Estudo” “Apoio ao Material Escolar”, “Programa Nascer em São Gonçalo” e à Universidade Sénior de São Gonçalo.

Verifica-se ainda um apoio às coletividades institucionais e desportivas da freguesia, bem como, as festividades, dias comemorativos, passeios e atividades lúdicas serão também um compromisso do executivo de freguesia.

As forças políticas que compõem a Assembleia de Freguesia de São Gonçalo, após a análise e apreciação da proposta do orçamento de 2024, votaram em maioria, favoravelmente ao documento, “verificando-se um caso curioso, com um dos vogais do partido socialista a aprovar a proposta”, realça a Junta.

Mais adianta que o vogal do BE se absteve, verificando-se desta forma, oito votos favoráveis, uma abstenção do BE e quatro votos contra dos socialistas.

“Quando a oposição após análise cuidada do documento, não apresenta nenhuma proposta e ou sugere alterações, votando favoravelmente às nossas iniciativas e políticas, sabemos que estamos a cumprir o nosso propósito e que as nossas propostas vão de encontro às expetativas dos nossos moradores, inclusivamente da oposição. Estamos cientes da nossa responsabilidade, bem como, estamos em crer que vamos realizar tudo aquilo que no propusemos para com a nossa população. Mais do que fazer cumprir um orçamento, queremos cumprir com as ideias dos compromissos assumidos com quem nos elegeu”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas