MADEIRA Meteorologia

JPP diz que Programa do Governo da República não tem respostas para os problemas da Madeira

Data de publicação
15 Junho 2025
11:49

O Programa do Governo da República da aliança PSD/CDS “apresenta uma abordagem genérica e pouco focalizada no que se refere à Região Autónoma da Madeira, e apesar de algumas menções à insularidade e às Regiões Autónomas, não existe uma estratégia clara, calendarizada ou financeiramente sustentada para a Madeira”.

A conclusão é do deputado do Juntos pelo Povo (JPP) à Assembleia da República, Filipe Sousa, que já leu o documento que sobe a plenário da Assembleia da República para discussão e aprovação, na próxima terça e quarta-feira.

Da análise feita, o parlamentar, que se estreia em debates no Parlamento nacional, mantém a convicção de que é preciso desconstruir a ideia de que governos da mesma cor política no continente e na Madeira “são benéficos” para a Região.

“A realidade, documentada e verificada, diz precisamente o contrário´”, nota Filipe Sousa. “Afirmei isso durante a minha campanha e estou agora ainda mais ciente de que PSD e PS utilizam há anos esse argumento apenas para caçar votos, porque os sucessivos programas dos governos centrais, as dificuldades a cada orçamento e a falta de peso político para levar a plenário os problemas da Madeira que se arrastam há anos são provas reais”.

Na análise do programa, Filipe Sousa estabeleceu os “pontos fracos” do documento no que concerne às Regiões Autónomas. A saber:

Para o deputado do JPP, “o Governo Central reconhece, no discurso, a importância da coesão territorial, mas não traduz essas palavras em ações e políticas públicas específicas para a Madeira”.

Filipe Sousa recorda que no seu programa de candidatura “o JPP demonstrou maior fidelidade ao princípio da Autonomia, propondo medidas estruturadas, alinhadas com as necessidades reais dos madeirenses e com o espírito constitucional”.

  • JPP diz que Programa do Governo da República não tem respostas para os problemas da Madeira

Em síntese, acrescenta: “O Programa do XXV Governo Constitucional falha na sua missão de responder aos desafios da insularidade e promover uma verdadeira coesão nacional. O documento mantém uma visão centralista, descorando as dimensões logísticas, sociais e económicas das insularidades, a Madeira permanece à margem de decisões estratégicas, com poucas garantias de execução prática. Por contraponto, o JPP apresenta uma agenda regionalista sólida, com propostas que reforçam a Autonomia, promovem justiça fiscal, combatem a exclusão logística e valorizam os recursos da Região, e é por isso que irei me debater no Parlamento”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Psicopedagoga, IASaúde

SER

11/07/2025 08:00

A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

”Ser...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas