MADEIRA Meteorologia

JPP denuncia “custos exorbitantes” da mobilidade entre a Madeira e o Continente

Data de publicação
12 Abril 2025
12:47

Filipe Sousa critica atuação do PSD e PS e promete defender os direitos dos madeirenses na Assembleia da República.

O cabeça-de-lista do Juntos Pelo Povo (JPP), às eleições legislativas de 18 de maio, Filipe Sousa, considera “inadmissível” que os madeirenses continuem a suportar custos “exorbitantes” na mobilidade aérea e marítima, tanto para passageiros como para carga, no contexto de uma União Europeia que promove a livre circulação.

Durante as ações de pré-campanha, o candidato do JPP defendeu que os valores atualmente pagos pelos residentes para viajar entre a Madeira e o continente, bem como a ausência de uma ligação marítima por ferry, constituem uma “violação do direito social à livre circulação”.

“O valor que os madeirenses têm de adiantar ao Estado pelo bilhete de avião e a negação da linha marítima por ferry de passageiros e mercadorias, é uma violação do direito social à livre circulação dos madeirenses e porto-santenses”, afirmou. Filipe Sousa aponta o dedo ao PSD, alegando que tem faltado “coragem política” para resolver estas questões, favorecendo interesses particulares em detrimento da população.

“Se for eleito, irei trabalhar para sensibilizar o Parlamento e os partidos para desbloquearmos este enorme constrangimento para as pessoas e as empresas”, assegura.

Filipe Sousa compromete-se também a lutar por um modelo de mobilidade aérea mais justo, defendendo que os residentes paguem apenas os 79 euros estipulados, e os estudantes 59 euros, sem necessidade de adiantamentos. “É anacrónico que o Estado exija ao cidadão beneficiário de um direito que se torne fiador do próprio Estado”, critica, acusando PS e PSD de tratarem essa situação com “normalidade inaceitável”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas