João Gomes Luís, presidente da Junta de Freguesia da Ilha, fez hoje um “balanço positivo” aos seus mandatos, e ameaçou abrir guerra com o Governo Regional, se for eleito, por causa das taxas turísticas nos percursos pedestres.
Nas Jornadas Madeira 2025, que estão a decorrer em Santana, o presidente da Junta de Freguesia concordou que sejam taxados os percursos, mas disse que uma “pequena parte” das verbas terá de ser transferida para a Câmara Municipal de Santana e para as juntas de freguesia.
Garantiu, aliás, que se for reeleito fará deste tema bandeira e vai querer sentar-se à mesa com o Governo Regional para debater a transferência de verbas.
João Gomes Luís ameaçou que se o Governo Regional não atender ao pedido que irá recorrer ao tribunal, para fazer valer a sua posição.
No balanço aos mandatos, João Gomes Luís considerou que, “nos últimos anos, foram cimentadas “veredas” e colocados “varandins”, por exemplo.
Nesta terceira edição da 5.ª temporada das Jornadas Madeira, um evento do JM e da rádio JM FM, que é transmitido em direto no Canal NaMinhaTerra TV, João Gomes Luís transmitiu, por outro lado, que os fregueses lhe transmitiram que faltam obras na freguesia e que lhes disse que o presidente da câmara prometeu que seriam realizadas, sendo que algumas já estarão programadas.