MADEIRA Meteorologia

Jornadas 2025: Gonçalo Jardim insiste na criação de uma sidraria em São Roque do Faial e diz que “se vive cada vez melhor” na freguesia

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
02 Junho 2025
11:29

Nas Jornadas Madeira 2025, o presidente da Junta de Freguesia de São Roque do Faial, Gonçalo Jardim, disse hoje que “vive-se cada vez melhor” na freguesia.

“Muitas [das pessoas que residem na freguesia] não tiveram oportunidade de escolher, mas o que escolheram é o que dizem”, sustentou.

Ainda assim, reconheceu que “não está tudo feito, e há pequenas intervenções que, apesar de pequenas, poderiam ajudar muito na melhoria de vida das pessoas que vivem na freguesia”.

Além do apoio na Educação, Gonçalo Jardim disse que a junta tem em curso várias pequenas obras, que têm melhorado a qualidade de vida da população.

Por outro lado, disse que a junta também funciona como uma mini-loja do cidadão, à semelhança do que afirmou o presidente da junta de freguesia do Arco de São Jorge, no início destas jornadas.

Gonçalo Jardim defendeu, ainda, a criação de uma sidraria na freguesia e adiantou que o processo está a ser debatido com o Governo Regional, porque “há muita gente na freguesia a querer fazer sidra”, uma vez que pode representar um “rendimento extra” para os produtores, para além de promover a limpeza dos terrenos.

O autarca defendeu ainda novos pavimentos de cimento em áreas onde há residências mas sem acesso adequado, além de vários caminhos agrícolas que precisam de pequenas intervenções que poderiam melhorar a vida dos agricultores.

Considerou também que o centro da freguesia precisa de mais estacionamentos, como também o Ribeiro Frio e o Pico do Areeiro.

Sobre a abertura de novos percursos, defendeu a criação de um novo acesso entre o Ribeiro frio e o centro da freguesa. “Criava-se outro percurso na freguesia que seria excelente para quem nos visita”, defendeu.

Também destacou a necessidade de melhorar o Caminho da Cancela até ao Poço da Cecília.

Por fim, defendeu obras na igreja da freguesia, com vista a criar novas salas, casas de banho, um largo e um novo arruamento de acesso à igreja.

“Esperemos que com a estabilidade governativa atual isso seja uma realidade”, disse, lembrado que a igreja está prestes a celebrar o 100.º aniversário.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas