MADEIRA Meteorologia

Jornadas 2025: Gabriel Pereira destaca conquistas e desafios na reta final do mandato no Estreito de Câmara de Lobos

Data de publicação
13 Junho 2025
10:51

Gabriel Pereira, presidente da Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, foi o segundo orador nas Jornadas Madeira, que hoje decorrem no Museu de Imprensa, em Câmara de Lobos.

A poucos meses de concluir um ciclo de 12 anos à frente da freguesia, o autarca iniciou a sua intervenção com palavras de gratidão. Agradeceu à população pela forma como sempre foi tratado ao longo dos três mandatos, enaltecendo também o trabalho da sua equipa e a colaboração com a Câmara Municipal.

Entre as obras municipais destacadas, sublinhou a requalificação do centro da freguesia, a construção do parque infantil e do centro de dia do Estreito, bem como a repavimentação de diversos caminhos e ruas. Obras que, segundo o autarca, contribuíram significativamente para melhorar a qualidade de vida da população.

Gabriel Pereira evidenciou ainda a importância do investimento do Governo Regional no desenvolvimento da freguesia, com destaque para a construção da via expresso, que considerou ter dado um “grande impulso” à mobilidade local. Referiu também a construção do pavilhão local, o alargamento da rede de saneamento básico, e as obras de melhoria nas escolas da freguesia.

“Muito foi feito ao longo destes 12 anos, mas é necessário continuar a lutar e a solucionar alguns problemas que representam desafios”, disse, destacando a necessidade de concretizar a construção do tão aguardado Museu do Vinho e da Vinha, cuja existência se limita, por agora, ao terreno já adquirido. Apontou ainda a urgência na criação da via distribuidora entre o Covão e o Calvário, na execução do caminho da Vargem, frequentemente prometido, e no realojamento definitivo dos moradores da Fajã das Galinhas, processo que já está em curso.

Lembrou a construção de habitação a custos controlados para os jovens, reconhecendo o esforço que está a ser feito pela Câmara nesse sentido, mas alertou que “o que está a ser feito não será suficiente para tanta necessidade que existe na freguesia”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas