MADEIRA Meteorologia

Jornadas 2025: Cristina Pedra defende regresso da majoração de 20% para cooperativas e investimentos privados a custo controlado

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
24 Junho 2025
11:31

A presidente da Câmara Municipal do Funchal optou por deixar algumas notas avulsas sobre o trabalho desenvolvido ao longo deste mandato, neste episódio das jornadas Madeira, que decorre na Assembleia Municipal do Funchal.

Cristina Pedra sublinhou que a autarquia tem sido “uma câmara fora do gabinete, porque dentro do gabinete não se aprende nada”, enaltecendo o trabalho da equipa para o melhor conhecimento da realidade do concelho e dos residentes.

Não sendo uma competência exclusiva da autarquia, a habitação, Cristina Pedra sublinhou que “não houve, ou houve pouca (66 fogos) construção” nesta área. A autarca lembrou que os executivos socialistas eliminaram, na revisão do PDM de 2018, uma majoração de 20% para a construção, que beneficiava a classe média. “Centenas de famílias puderam” beneficiar deste instrumento.

“Se em 100 apartamentos, há a possibilidade de majorar mais 20l constrói-se 120 e o preço médio reduz-se substancialmente”, exemplificou, dando conta que a classe média é “uma prioridade da desta câmara”, que pretende repor a referida medida, não só para as cooperativas de habitação como para o setor privado que queira construir a custos controlados.

A autarca lembrou, por outro lado, os avanços na construção de apartamentos na Nazaré, que serão entregues em breve, e outros projetos em curso ou programados, como o Bairro da Ponte, em Santo António, de 4 milhões de euros, em que serão demolidos 13 fogos, ainda com amianto, e serão construídas 23 moradias unifamiliares. Em Penha de França e no Centro histórico da Sé, foram outras zonas em que há projetos habitacionais.

Cristina Pedra sublinhou que “não vamos esperar pelo ‘Primeiro Direito’”, referindo-se ao programa de apoio nacional ao qual a autarquia tem projetos candidatos, mas cuja morosidade não tem permitido a constrição. Daí que, por exemplo, o projeto do Bairro da Ponte foi lançado.

Cristina Pedra recordou a isenção do IMI para jovens, que beneficiaram 130 casais.

Cerca de 8 milhões de euros na requalificação dos 33 bairros sociais geridos pela autarquia ao longo destes anos foi também apontada pela responsável, no que se refere às medidas de habitação.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas