MADEIRA Meteorologia

Jornadas 2025: Amílcar Figueira alerta para falhas no saneamento e problemas sociais em Câmara de Lobos

Data de publicação
13 Junho 2025
12:36

Amílcar Figueira, presidente da concelhia do CDS em Câmara de Lobos, centrou a sua intervenção no período de debate das Jornadas Madeira na crítica à gestão do saneamento básico no concelho, apontando também preocupações sociais que, segundo afirmou, exigem resposta urgente.

“O executivo tem feito um pouco a casa pelo telhado”, criticou, referindo-se à forma como têm sido feitas as intervenções nesta área. Figueira alertou que, em várias zonas onde já existe rede de saneamento instalada, continua a verificar-se o despejo de fossas diretamente para a via pública.

“Tem de haver maior fiscalização”, defendeu, sublinhando a necessidade de medidas mais eficazes para garantir o cumprimento das regras de salubridade.

O dirigente centrista abordou também problemas sociais que afetam o concelho, nomeadamente a mendicidade e a toxicodependência, referindo-se em particular ao centro da cidade.

“A nossa principal via para a cidade, que é camara de lobos, está, entre aspas, ‘infestada’ cada vez mais de pessoas a pedir moedas e de muita mais gente a consumir substâncias”, alertou, deixando um apelo para que estas questões sejam tratadas em articulação entre entidades públicas e sociedade civil.

Amílcar Figueira lançou ainda uma reflexão sobre a problemática da habitação, pedindo que se pense em conjunto em soluções estruturais para os desafios habitacionais no concelho.

Na resposta, Sónia Pereira reconheceu a problemática do saneamento, lembrando uma grande intervenção que ocorreu na Quinta Grande, e que está previsto ainda trabalhos nesse sentido no Garachico e no Jardim da Serra.

“Toda a população merece ter boas condições no que respeita à rede de saneamento”, disse.

Já sobre a toxicodependência, a autarca disse que “a cidade está infestada”, não foi um termo correto utilizado por Amílcar, afirmando não ser fácil controlar a situação, considerando que se trata de uma questão que tem “de ser acarinhada pela saúde, com respeito pelas pessoas”. Nesse sentido, destacou ainda o espaço de apoio social que “é importante” para estas pessoas. “obviamente que o plano não pode ficar por aqui, e a Casa São José poderá intervir”, sugeriu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas