MADEIRA Meteorologia

IPA tem nova sede na Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Abril 2022
16:23

Naquele que foi um investimento na ordem dos 350 mil euros, a expensas próprias, a IPA - International Police Association tem a partir de hoje uma nova sede física na Madeira, situada no Caminho do Areeiro n.º 91.

A associação está em 86 países, sendo que em Portugal está desde 1980 e à Madeira chegou em 1984, aqui contando com 370 associados, das diversas forças de segurança, nomeadamente SEF, PJ, ARAE, PSP, GNR e PM.

Jorge Carvalho representou, nesta sexta-feira, o Governo Regional na cerimónia de inauguração da nova sede, na qual estiveram presentes ainda representantes de todas aquelas forças policiais e de segurança e ainda da Câmara do Funchal e da Junta de Freguesia de São Martinho

Para o secretário regional, "a presença da IPA na Madeira com um espaço físico é para nós um momento de regozijo e, acima de tudo, de grande relevância para os seus associados e, obviamente, para a Região. O espaço físico é importante para o desenvolvimento das suas atividades e esta sede vai muito mais para além do que são os desempenhos diários e atividade da própria associação, nomeadamente com o apoio logístico a situações que os associados possam eventualmente necessitar e, dessa forma, usufruir do conforto que esta sede oferece".

Por outro lado, salienta Jorge Carvalho, "é também um momento de satisfação, porque estamos a falar de uma organização internacional, com representação em dezenas de países, com centenas de milhares de associados e as condições que esta sede oferece vai permitir também essa mobilidade e esse intercâmbio e capacidade das diferentes estruturas de segurança poderem circular na Região. É uma mais valia, porque além do serviço que presta aos associados, coloca também a Região nesta rede muito significativas em termos internacionais".

Paula Borralho, presidente da secção portuguesa da IPA, efetua uma resenha da atividade da associação". "A IPA foi criada por um sargento que esteve na 2.ª Guerra Mundial e no pós-guerra considerou necessário reencontrar os seus camaradas, criando esta associação. A nossa ação incide, além de criar laços de amizade, entre todas as polícias e forças de segurança, de todo o mundo, fazemos também angariação de fundos para ajudar as pessoas, ajudamos os nosso próprios camaradas que por motivos de saúde se deslocam a Lisboa ou Coimbra e neste caso penso que esta casa poderá ser procurada pelos associados do Porto Santo, se tiverem que se deslocar à Madeira por razões de saúde. No fundo, a IPA é um elo de ligação, de amizade e de espírito de entreajuda entre as polícias, ao nível cultural e ao nível social. Temos interação entre os países de todo o mundo, todos os anos existe um congresso mundial onde são debatidos os problemas que afetam os profissionais", conforme explanou.

Ricardo Fernandes, presidente da delegação da Madeira do IPA, acrescenta que "nesta casa podem ficar todos os associados da IPA e seus familiares diretos, desde que façam a respetiva reserva". Explica que "somos uma associação de ajuda" confirmando a disponibilidade para acolher em situações pontuais, como são os casos de viagens por motivos de saúde". Como fonte de receita, temos "as quotas dos associados", mostrando-se satisfeito pela nova sede, num projeto "que demorou muitos anos para concretizar".

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que o regresso do gado às serras podia ser importante na estratégia de prevenção de incêndios?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas