Dois processos
ichaves@jm-madeira.pt
A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar um processo de urbanismo e outro de contratação pública, no concelho de Santa Cruz, pelo que, os inspetores estiveram sexta-feira na Câmara Municipal, soube o JM.
Foi o próprio presidente da autarquia, quando questionado pelo Jornal acerca da presença da PJ nos Paços do Concelho, que esclareceu os motivos da diligência policial.
Filipe Sousa começou por desdramatizar dizendo que “não foram buscas”, que, “simplesmente”, os inspetores solicitaram dois processos, um de urbanismo referente ao mandado 2009/2013 e outro de contratação pública, referente ao mandato em vigor (2017/2021).
“Foram prontamente entregues a título devolutivo”, acrescentou o edil, dizendo que sobre estes assuntos não pode adiantar mais pormenores.
O processo de urbanismo remonta ao anterior executivo camarário, liderado por José Alberto Gonçalves (PSD), que, recorde-se, em 2017 foi condenado a uma pena de prisão de três anos, suspensa por igual período. Estava acusado “pelos crimes de prevaricação e de violação de regras urbanísticas no âmbito da lei de responsabilidade dos titulares de cargos públicos”.
Quando encabeçou a lista à Câmara Municipal, pelo JPP, depois de ter feito parte do executivo como eleito do PS e como independente, Filipe Sousa fez da transparência uma das bandeiras de campanha. Uma das investigações em curso, pelo que nos deu a saber, relacionada com contratação público cai no mandato da atual edilidade.
Por Iolanda Chaves