A Iniciativa Liberal Madeira visitou a Sidraria Adega do Pomar, que o partido descreve como “um caso de sucesso que alia inovação e tradição na produção de sidra” e “um verdadeiro exemplo de como o espírito empreendedor pode revitalizar sectores locais e criar oportunidades.”
Não obstante, o partido refere que “há desafios que não podem ser ignorados”, nomeadamente o excesso de burocracia, que reconhece ser “um entrave ao crescimento que sufoca negócios inovadores, dificultando a criação e o lançamento de novos produtos”. “O Estado deveria facilitar a vida de quem quer empreender, e não ser um obstáculo”, sustenta a IL.
Por outro lado, acrescentam os liberais, “existe uma concorrência desleal promovida pelo Governo”. “Em vez de garantir um mercado justo para todos, o Governo interfere na produção e comercialização sem critério, beneficiando uns e prejudicando outros. Quem paga a conta? O contribuinte. Quem sofre as consequências? O empreendedor, que assume riscos e investe na economia local.”, destacou Gonçalo Maia Camelo, coordenador da Iniciativa Liberal Madeira.
Assim, a IL Madeira defende: menos burocracia e mais liberdade para inovar; regras claras e justas para todos os produtores; e um mercado competitivo, onde o Estado não escolhe vencedores e vencidos.
“Na Madeira, quem cria riqueza são os empreendedores, não o Governo Regional.”, conclui.