MADEIRA Meteorologia

Iniciativa Liberal defende “rápida” revisão do Plano Diretor Municipal de Machico

Data de publicação
02 Dezembro 2024
10:45

O Grupo de Coordenação Local da Iniciativa Liberal Madeira expressou, em comunicado, a sua preocupação com o atraso na revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Machico, “a ser feita há mais de 10 anos”, que “afeta profundamente o desenvolvimento do concelho e a qualidade de vida dos seus habitantes.”

Na nota emitida esta segunda-feira, a IL Madeira defende que Machico precisa urgentemente de um Plano Diretor Municipal atualizado, dado que a ausência de um quadro atualizado de regras e índices de construção tem dificultado o acesso à habitação, especialmente para os jovens casais, que enfrentam grandes desafios para encontrar casas acessíveis e adequadas.

Este problema tem contribuído para “o êxodo de residentes para outros municípios mais atrativos e próximos”, agravando o despovoamento de Machico, aponta.

A IL diz ainda que a falta de aprovação do novo PDM gera também instabilidade no mercado imobiliário, fazendo com que investidores hesitem em avançar com projetos devido à incerteza regulamentar, atrasando investimentos importantes na construção e reabilitação urbana. Sem novos empreendimentos, a oferta habitacional permanece estagnada, alimentando a escalada dos preços e torna ainda mais difícil para as famílias jovens estabelecerem-se no concelho.

“Além disso, o prolongado atraso na entrada em vigor de novas normas impede o ordenamento adequado do território. Sem um PDM atualizado, Machico corre o risco de se tornar um município sem uma estratégia clara para o seu futuro, dificultando a sua capacidade de competir com outros concelhos na atração de população e investimento”, refere António Nóbrega, do Grupo de Coordenação Local da Iniciativa Liberal Madeira.

A IL Madeira considera que a Câmara Municipal de Machico deve priorizar a conclusão e aprovação do novo PDM, uma vez que o plano é essencial para atrair investimentos, promover o acesso à habitação a preços justos e oferecer aos jovens casais uma oportunidade de construir a sua vida em Machico.

“Sem uma solução célere, o concelho continuará a enfrentar o despovoamento e o atraso económico, comprometendo o seu desenvolvimento e o bem-estar das futuras gerações”, conclui António Nóbrega.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas