A Câmara Municipal da Ribeira Brava criou, na Junta de Freguesia da Serra de Água, um balcão de apoio à população afetada pelos incêndios que devastaram o concelho, que estará disponível para prestar auxílio direto àqueles que sofreram perdas devido ao fogo.
O balcão de apoio estará em funcionamento por um período de uma a duas semanas até à regularização da situação.
Segundo Ricardo Nascimento, são vários os habitantes a lamentarem a destruição de armazéns e a perda de produtos agrícolas essenciais. “Sabemos que esta terra é tradicionalmente agrícola, e a agricultura marca o dia a dia destas pessoas, pois até nas zonas menos acessíveis tentam ter os seus terrenos cultivados”, afirmou.
“As plantações representam a subsistência de muitas famílias, tornando urgente a reposição das tubagens de rega que foram também destruídas, sendo esta reposição fundamental para garantir que os cultivos ainda em boas condições não sejam perdidos”, vinca a autarquia.
A Câmara Municipal refere que pretende, ao longo deste tempo, avaliar os prejuízos de forma contínua e trabalhar de “forma flexível, adaptando as ações conforme as prioridades identificadas”. Para a autarquia, “a resposta aos danos causados pelos incêndios é considerada uma urgência e o objetivo é garantir que a ajuda chegue a todos os que precisam”.