MADEIRA Meteorologia

Imaculado aprova contas de 2024 e novo Regulamento de Proteção Civil

Data de publicação
22 Abril 2025
12:09

A Assembleia de Freguesia do Imaculado Coração de Maria reuniu-se, esta segunda-feira, à tarde, na sede da Junta, com uma ordem de trabalhos composta por cinco pontos.

A reunião aprovou a prestação de contas referente a 2024, confirmando “um ano de gestão rigorosa, ambição renovada e crescente investimento em benefício da população”, conforme afirmou o presidente Pedro Araújo.

“Com um total de mais de 362 mil euros de despesas e uma taxa de execução de 91,50%, o exercício de 2024 evidencia um claro foco no reforço do investimento em capital e infraestruturas, para além de manter uma elevada dinâmica sociocultural”, refere a Junta de Freguesia em nota de imprensa.

Foi também aprovado, igualmente sem votos contra, o Regulamento da futura Unidade Local de Proteção Civil da freguesia, mais uma proposta do atual executivo.

“Esta futura unidade representa um passo decisivo na criação de um modelo preventivo e participativo de resposta a situações de risco e emergência, reforçando a segurança, a organização e o envolvimento cívico dos moradores”, acrescenta a mesma fonte.

A sessão iniciou-se com a apreciação da informação escrita do presidente da Junta, Pedro Araújo, que detalhou as principais ações desenvolvidas entre dezembro e março.

Na ocasião, destacou a aquisição de uma nova carrinha de nove lugares para apoio social, a requalificação da Rua de D. João, e um conjunto alargado de atividades culturais, formativas e intergeracionais.

Foi ainda submetido a deliberação o inventário de bens patrimoniais da Junta, que incluiu o abate de alguns equipamentos, respeitando-se integralmente os procedimentos legais em vigor.

Outro ponto relevante da ordem de trabalhos foi a primeira alteração modificativa ao Plano e Orçamento de 2025, ajustada à nova legislação nacional, a qual impõe novas regras de compensação aos eleitos locais a meio tempo.

Com esta reunião, ficou evidente o compromisso do executivo com a transparência, a responsabilidade e o serviço público, que pretende envolver cada vez mais os moradores nas dinâmicas comunitárias da freguesia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas