As iluminações de Natal já estão acesas, um momento assistido por milhares de pessoas, residentes e turistas, que se deslocaram à baixa do Funchal.
Das novidades, destaque para o ‘Caminho Celestial das Tempestades’, no Cais do Funchal, descrita pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura como uma “instalação imersiva e inovadora, com recurso à tecnologia de realidade aumentada”. Ali, “os visitantes poderão ouvir, ver e interagir com a ajuda dos seus telemóveis e interações diretas. Neste caminho haverá ‘nuvens’ que mudam de cor, cortinas de luzes que imitarão a queda de chuva, ‘estrelas que brilham e até relâmpagos. No final do caminho estará um sol grandioso”, conforme a descrição da SRETC.
Isto sem esquecer – é impossível pela sua dimensão – a árvore de Natal interativa na Praça do Povo, com 30 metros, com “peças que simulam uma enorme pauta musical” no seu interior e com experiência de realidade aumentada.
Mas, se o Cais do Funchal e Praça do Povo contam com um dos quadros de iluminação mais originais e inovadores da quadra, outras ruas não ficam atrás na beleza das luzes e da interação com o visitante, com sensores de movimento e possibilidade de controlar as cores.
Por exemplo, na zona central do Funchal, na rua Fernão de Ornelas e zonas contíguas, assim como no Jardim Municipal, as iluminações inspiram-se na borboleta Cleópatra-da-Madeira, “uma espécie endémica da ilha que tem como característica singular o facto de ser luminosa e fluorescente”.
Continuando o percurso, quem passar pela Praça do Colombo, encontra uma instalação 3D, “simulando uma bola e uma árvore de Natal estilizadas, que serve de “photopoint”, ou seja, um ponto a parar para as típicas fotos da quadra. A Avenida Sá Carneiro foi contemplada com uma instalação com medusas luminosas, formando um teto ao longo de 180 metros, enquanto, na Praça CR7, existem “duas paredes preenchidas com medusas semelhantes às da Avenida”.
Enfim, muito se pode dizer das luzes do Natal madeirense, mas nada melhor do que ver ao vivo e a cores. As luzes estão ao longo das principais avenidas e artérias de todas as freguesias do Funchal, incluindo edifícios públicos, monumentos, praças, largos, igrejas, fortalezas, palácios, ribeiras e jardins.
Vão acender, todos os dias e até ao dia 6 de janeiro, às 18 horas, e apagadas à 1h00, com exceção dos dias 23, 24 e 31 de dezembro, com as iluminações a serem desligadas às 06h00, e nos dias 25 e 30 de dezembro a desligarem às 04h00.