A Iniciativa Liberal Madeira volta a propor a criação de um Portal da Transparência do processo de execução dos fundos europeus "de modo a que a sua alocação seja o mais transparente possível, tal como vai ser implementado em relação ao Governo da República".
"Não só por ser o que é moralmente correto numa democracia como a nossa, mas também porque tal contribui para o escrutínio que a Sociedade Civil, a Comunicação Social, a Assembleia da Madeira e demais entidades têm a obrigação de levar a cabo. Só assim se garantirá uma melhor e mais cuidada utilização desses mesmos fundos", refere a comissão coordenadora da IL, em comunicado enviado à imprensa.
Esta proposta da IL surge tendo em conta que "o Plano de Recuperação e Resiliência prevê para a Madeira 796 milhões de euros que chegarão ao longo de seis anos. São inúmeras as áreas onde este dinheiro vai ser aplicado. Conforme temos tido a oportunidade de ver ao longo do tempo é comum a má e enviesada aplicação dos dinheiros da Europa e o desvio orçamental", expressam.