MADEIRA Meteorologia

IL só anuncia sentido de voto depois de analisar moções de censura

Data de publicação
26 Janeiro 2024
14:22

O deputado único da Iniciativa Liberal no parlamento da Madeira afirmou hoje que só decidirá o sentido de voto depois de analisar os textos das moções de censura do PS e do Chega ao Governo da região autónoma.

“Em relação às moções de censura, nós temos que lê-las, analisar e votar em consciência em relação àquilo que for o texto das moções”, disse Nuno Morna.

O PS/Madeira - o maior partido da oposição no parlamento madeirense (ocupa 11 dos 47 lugares no hemiciclo) - anunciou na quinta-feira a apresentação de uma moção de censura ao Governo Regional da Madeira (PSD/CDS), liderado por Miguel Albuquerque, que foi constituído arguido por ser suspeito de corrupção, entre outros crimes.

Hoje, também o Chega/Madeira confirmou que irá apresentar uma moção de censura ao Governo.

Nuno Morna voltou ainda a defender a demissão de Miguel Albuquerque depois de ter sido constituído arguido, destacando que ele não é um cidadão comum, mas “a cabeça” do Governo madeirense.

“Não há condições para que Miguel Albuquerque continue no Governo. Não há condições políticas nem éticas”, salientou.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, foi constituído arguido, num inquérito que investiga suspeitas de corrupção, abuso de poder, prevaricação, atentado ao Estado de direito, entre outros crimes.

O processo envolve também dois empresários e o presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, os três detidos numa operação policial desencadeada na quarta-feira na Madeira, Açores e em várias cidades do continente.

O presidente do Governo Regional afirmou publicamente que não se demite, admitindo o levantamento da imunidade que goza como elemento do Conselho de Estado.

Na sequência desta situação, o Partido-Animais-Natureza (PAN), que celebrou um acordo de incidência parlamentar com o PSD/CDS para assegurar a maioria absoluta na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), considerou que Albuquerque não tem mais condições para chefiar o executivo madeirense e defendeu a sua substituição, sem pretender a queda do Governo Regional.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas