MADEIRA Meteorologia

IL lamenta “abandono e deterioração” do Parque Desportivo de Água de Pena

Data de publicação
22 Março 2024
14:23

Em comunicado, o IL lamenta que o Parque Desportivo de Água de Pena, “uma instalação emblemática que promovia o orgulho e a coesão comunitária”, esteja agora “num estado de profundo e lamentável abandono e deterioração”.

Na ótica do partido, “isto não apenas reflete uma crítica falta de atenção e cuidado por parte das autoridades municipais responsáveis pelo espaço, mas também sublinha uma significativa ausência de visão e estratégia que tem sido prejudicial a diversos níveis”.

Recordando o temporal de 2013, o IL considera que “o parque tornou-se num exemplo de desleixo administrativo, com as suas instalações e infraestruturas a cair aos bocados”. “A falta de manutenção é visível em cada canto: jardins negligenciados, infraestruturas sanitárias em condições precárias, campos de jogos abandonados, parque infantil inexistente, e a omnipresente ferrugem a corroer as estruturas que antes serviam quem visitava o espaço. Este cenário de descaso não é apenas um testemunho do tempo que passa sem ações corretivas, é um grito por uma mudança urgente na gestão e no compromisso com as boas práticas de gestão”, salienta o partido, apontando para a “inércia municipal e governamental”, somada à “incapacidade de gerir efetivamente o parque e de atrair investimentos necessários para sua revitalização”, que “tem coartado o desenvolvimento local e privado os munícipes de um recurso valioso para o lazer e a prática desportiva”.

O estado atual do parque desportivo levanta, deste modo, preocupações “não só sobre a integridade física dos seus utilizadores, mas também sobre o potencial desperdiçado de um espaço que poderia servir como um vibrante polo centralizador de atividade desportiva e, como tal, um catalisador para o desenvolvimento local”.

Assim sendo, o partido afirma que é necessária “uma requalificação abrangente e de uma estratégia de longo prazo”. Além de investimento financeiro, o IL considera que “requer uma reimaginação completa de como o espaço pode ser utilizado para maximizar o seu valor. A revitalização do espaço deve ser vista não apenas como uma questão de restauração física, mas como uma oportunidade para repensar a gestão de espaços públicos, incentivando a participação comunitária, atração de investimentos, e promovendo uma maior qualidade de vida”.

“A reconstrução do Parque Desportivo de Água de Pena não deveria ser apenas sobre reparar o que foi perdido, mas sobre reconstruir com uma visão de futuro, que honre o seu passado e abrace as possibilidades do amanhã”, remata o IL.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas