MADEIRA Meteorologia

IL denuncia atrasos no Programa Apoiar + prejudicando cidadãos cegos e com baixa visão

Data de publicação
05 Setembro 2024
11:08

“Um grupo de cidadãos cegos e com baixa visão da Região Autónoma da Madeira enfrenta uma situação crítica devido ao atraso na resposta aos seus requerimentos no âmbito do Programa Apoiar +, gerido pelo Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM). Estes atrasos, que remontam a agosto de 2023, têm causado frustração e aflição, sendo exigido um esclarecimento urgente por parte das entidades responsáveis”, começa por denunciar Nuno Morna, deputado único da IL em comunicado à imprensa.

Diz o partido que “desde agosto de 2023, os processos submetidos ao Programa Apoiar +, destinado a fornecer produtos de apoio que visam promover a autonomia e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, permanecem sem qualquer decisão. Este programa foi estabelecido pelo Decreto Legislativo Regional n.º 24/2018/M, aprovado pela Assembleia Legislativa da Madeira, com o intuito de suprir as necessidades de cidadãos com cegueira total ou baixa visão.

No entanto, todos os requerentes têm sido instruídos a aguardar indefinidamente, com o ISSM a referir que a responsabilidade recai sobre o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM), nomeadamente o departamento de Oftalmologia, que deve validar os produtos de apoio solicitados. Volvido mais de um ano, os cidadãos continuam sem resposta e sem os produtos de apoio a que têm direito, o que tem gerado uma sensação crescente de abandono e indiferença por parte das autoridades.

Perguntas urgentes enviadas à Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude:

1. Qual a razão para a ausência de decisões nos processos desde agosto de 2023?

2. Qual o papel do SESARAM no processo de validação dos produtos de apoio e o que tem causado o atraso?

3. Que medidas estão a ser tomadas para resolver a situação de forma imediata?

4. Como justifica o ISSM a falta de comunicação clara com os requerentes?

5. Por que razão o protocolo entre o ISSM e o SESARAM, criado para melhorar o processo, parece estar a dificultar o mesmo?

A demora prolongada compromete não só a autonomia e qualidade de vida destes cidadãos, mas também põe em causa a missão da Segurança Social, cuja função deveria ser apoiar as pessoas em situações de vulnerabilidade. Esta situação é inaceitável e exige uma resposta célere e eficaz”, é acrescentado.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas