O IASAÚDE (Instituto de Administração da Saúde) passa, a partir da primeira semana de fevereiro, a ter dois postos de reembolsos fora do Funchal.
Um funcionará no Centro de Saúde da Ribeira Brava e outro no Centro de Saúde de Machico. Ou seja, quem tiver dinheiro para receber relacionado com gastos em Saúde não tem que, necessariamente, ir aos reembolsos na rua das Pretas. Pode, como tem acontecido até agora em tempo de pandemia, agendar por telefone ou no site do IASAÚDE, a sua marcação para receber o reembolso ou na Ribeira Brava ou em Machico, conforme preferir. Não tem que, necessariamente, residir nesse concelho. A notícia, que foi avançada hoje na edição impressa do JM, dá ainda conta que o projeto piloto deverá estar em todos os concelhos até julho deste ano.
Por enquanto, os reembolsos serão feitos nestes dois centros de saúde, nas partes da tarde de um dia por semana ainda a definir. Mas os agendamentos podem já começar na próxima terça-feira. Trata-se de uma forma de descentralizar, evitar ajuntamentos e dar mais conforto às populações que vivem mais longe do Funchal, conforme nos sublinhou Rita Andrade, presidente do Conselho Diretivo do IASAÚDE.
(PS: Rita Andrade foi a protagonista da nossa edição de hoje, na página dois. Mas, erradamente, identificamos a foto da presidente do IASAÚDE com o nome de Augusta Aguiar, atual secretária regional da Inclusão e Cidadania. Às duas, pedimos as nossas desculpas).