MADEIRA Meteorologia

Hotel Quinta da Serra conquista certificação ‘Carbono Zero’

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Março 2022
16:28

O Hotel Quinta da Serra - Bio Hotel obteve este ano a certificação ‘Carbono Zaro’, no seguimento de várias iniciativas levadas a cabo pela unidade hoteleira com vista à sustentabilidade.

A unidade hoteleira, com o apoio da Ponto Verde Serviços, monitorizou e compensou as suas emissões de gases de estufa, segundo a metodologia Carbono Zero, e assegura o sequestro das referidas emissões em quantidade equivalente de carbono, através de uma ação de plantação realizada numa área de floresta nacional, projeto esse também monitorizado pela Ponto Verde Serviços.

Com esta ação, o Hotel Quinta da Serra - Bio Hotel garante a sua neutralidade carbónica, alcançando um verdadeiro "marco histórico" na área da sustentabilidade, tornando-se o único hotel na Região Autónoma da Madeira, e um dos pouquíssimos a nível nacional, a obter a referida neutralidade. Atualmente o Hotel Quinta da Serra - Bio Hotel produz 118 tCO2e*, e tem como meta para 2023 a redução deste valor em 10%.

Estas medidas vêm complementar todas as restantes já implementadas no Hotel Quinta da Serra - Bio Hotel, nomeadamente a prática de produção agrícola em modo biológico para consumo próprio, a restauração biológica certificada, tendo sido o primeiro hotel do país a obter esta certificação, a captação própria de água para consumo e para rega, além de todos os sistemas que tornam este hotel num dos que mais contribuem para a sustentabilidade a nível nacional.

A estas medidas juntam-se ainda as referentes à biodiversidade levadas a cabo nos seus 144.500 m2 de área, com o abate de espécies vegetais exóticas e a sua substituição por espécies endémicas da nossa Floresta Laurissilva, bem como um repositório de variedades de maçã (53 variedades diferentes) e de pera (34 variedades), e a sua vinha da casta Sercial, que dará, num futuro breve, origem a Vinho Madeira Sercial Biológico.

"No Hotel Quinta da Serra - Bio Hotel acreditamos que a sustentabilidade é o caminho do futuro, e nesse sentido pretendemos continuar a desenvolver ações que contribuam para a sustentabilidade do hotel, da Madeira enquanto destino turístico, e do próprio planeta, com a redução significativa da sua pegada ecológica", enaltece a unidade hoteleira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Investigador na área da Educação
2/04/2026 07:40

Jürgen Habermas deixou-nos em 14 março último com a bonita idade de 96 anos. Era o último representante vivo da Escola de Frankfurt.

Quase três décadas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Têm razão os enfermeiros em pedir escusa de responsabilidades?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas