A Junta de Freguesia e a Casa do Povo de São Roque do Faial assinalaram a Sexta-Feira Santa com mais uma edição do Jogo do Pião, numa iniciativa que se afirma, a cada ano, “como um dos momentos mais aguardados da época pascal na freguesia”. Trata-se da quarta edição do evento, que até à data, foi o mais concorrido, reunindo dezenas de pessoas no parque do Centro de Saúde da Freguesia.
Segundo comunicado, “o objetivo é simples, mas carregado de significado resgatar os tempos em que os jogos tradicionais marcavam os dias santos da Quaresma e da Páscoa, antes da chegada das novas tecnologias. Não surpreende, por isso, que a maioria dos participantes fossem homens adultos, que voltaram a fazer rodar o pião com a destreza de outros tempos. Ainda assim, e com satisfação por parte dos organizadores, já se vão vendo rostos mais jovens dispostos a manter viva esta tradição”.
Para além do Jogo do Pião, as instituições organizadoras apostaram “na inovação, promovendo, para os mais novos, uma Caça aos Ovos na sede da Casa do Povo”. A iniciativa revelou-se igualmente bem-sucedida e contou com a presença de crianças das freguesias vizinhas.
No Jogo do Pião, o grande vencedor desta edição foi Duarte Caldeira, da freguesia do Porto da Cruz. O segundo lugar foi conquistado por Eugénio Silva, de São Roque do Faial, e o terceiro classificado foi João Vieira, também do Porto da Cruz. O prémio revelação foi entregue ao jovem Mateus Sousa. Todos os concorrentes receberam um troféu comemorativo, como forma de perpetuar a iniciativa e valorizar a participação.
Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia e da Casa do Povo, Heliodoro Dória, agradeceu “a todos os presentes, com especial destaque para quem teve a coragem de se inscrever no concurso. Elogiou igualmente os que, mesmo sem competir, se juntaram para assistir e apoiar, dando outro colorido ao evento. Os agradecimentos foram extensivos aos colaboradores de ambas as instituições, a Paulo da Terra Baptista, responsável pelo fabrico dos piões, e a Carlos Pereira, que animou e ajudou na organização”. Heliodoro Dória encerrou a sua intervenção desejando a todos uma boa Páscoa, prolongando-se o convívio com um lanche oferecido pelas entidades organizadoras.
Hoje, a Casa do Povo de São Roque do Faial mantém outra tradição querida pela comunidade, a entrega de amêndoas às famílias da freguesia, como gesto de agradecimento pelo carinho e apoio que a população dedica à instituição e às suas iniciativas. Uma tradição com raízes antigas recorda-se que outrora as amêndoas eram uma raridade reservada à época pascal.
Este ano, a entrega será feita após a Vigília Pascal na igreja paroquial, acompanhada de um saquinho com uma mensagem de Feliz Páscoa.