O Serviço de Gastroenterologia, em conjunto com o Serviço de Cirurgia Bariátrica, implementou uma técnica designada "Sleeve Endoscópico", tornando o Hospital Dr. Nélio Mendonça o segundo hospital público em Portugal a disponibilizar este procedimento aos utentes.
Segundo informa o SESARAM, a primeira intervenção foi realizada a 4 de maio, tendo sido repetida e realizada, com sucesso, no dia 9 de junho. Para o mês de julho, estão já agendadas outras três intervenções, sendo que a partir do mês de agosto estes serviços do SESARAM já serão autónomos na realização deste procedimento.
"Esta técnica é realizada pelo médico do Serviço de Gastroenterologia do SESARAM, Vítor Pereira, com o apoio do médico Miguel Afonso, cirurgião gástrico em Lisboa, das enfermeiras da unidade técnica de Gastroenterologia e com a colaboração da equipa de anestesia, composta pelas médicas Mariana Luís e Madalena Passos", adianta esta unidade hospitalar.
Conforme esclarece o SESARAM, esta "é uma técnica endoscópica inovadora, que permite acesso ao estômago através da boca evitando qualquer corte ou cicatriz que será englobada na reunião multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica, de modo a oferecer uma melhor solução para o utente que sofra de obesidade".
Nas palavras do médico Vítor Pereira, a obesidade é "uma outra pandemia" que "continua a afetar a população mundial com efeitos igualmente devastadores", tendo impacto negativo na esperança de vida, e podendo ser "tão devastador, quanto qualquer pandemia infecciosa".
O EndoSleeve, também conhecido por Sleeve Endoscópico ou Gastroplastia Endoscópica, é um tratamento para a obesidade, que permite uma redução significativa do tamanho do estômago, utilizando um endoscópio flexível, idêntico aos utilizados na execução de endoscopias altas e está acoplado a um sistema de sutura.