O Pestana Hotel Group (PHG) registou, em 2022, um resultado líquido positivo de 109 milhões de euros, o que representa uma consolidação significativa dos seus lucros.
Os resultados de 2022 apresentam um EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) de 200 milhões de euros, ultrapassando o número histórico de 2019 em cerca de 20%.
A retoma do negócio de hotelaria permitiu aos mais de 100 hotéis explorados pelo Grupo gerar resultados operacionais, representando cerca de 65% do EBITDA registado este ano pelo Grupo.
Refira-se que, em 2022, iniciaram operações o Pestana Douro e o Pestana CR7 Marrakech, estando em curso a construção da Pousada de Alfama e do Pestana Rua Augusta que irão adicionar mais 128 quartos ao portfolio do Grupo, na capital portuguesa.
"O esforço do Grupo investido durante a pandemia para renovar alguns dos seus ativos, concluir os investimentos em curso, salvaguardar os seus recursos core e aumentar a operacionalidade das suas equipas foi recompensado durante 2022 com uma resposta eficaz à rápida e inesperada retoma da procura turística e ao dinamismo do setor imobiliário", afirma José Theotónio, CEO do PHG.
"Temos marcas sólidas e bem estruturadas e uma equipa de colaboradores muito empenhada, o que nos permitiu alcançar estes resultados que nos orgulham e motivam".
Segundo nota enviada à redação, os negócios imobiliários do grupo mantiveram a sua dinâmica criada nos tempos de pandemia. Destaque merecido para os projetos em curso no Funchal - Madeira Acqua Residences e The Fábrica Apartments & Lofts - na zona da Comporta e Oeste Alentejano Pestana Comporta Village Residences, Brejos da Carregueira e Pestana Porto Covo Village - e ainda no Algarve, nos Pestana Gramacho Residences e Pestana Valley Nature Village. A venda do hotel Pestana Blue Alvor durante este ano resultou igualmente da dinâmica verificada no setor imobiliário. Num ano em que o seu volume de receitas consolidadas superou os 450 milhões de euros, o Grupo concentrou os seus esforços na reposição de serviços e seus standards dando especial enfoque ao reforço das equipas, sua formação, mobilidade e condições remuneratórias e de trabalho, de modo a potenciar a qualidade de serviço prestada aos seus clientes.
Daniel Faria