MADEIRA Meteorologia

Grupo Pestana consolida resultados positivos em 2022 e supera lucro de 2019

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Abril 2023
16:48

O Pestana Hotel Group (PHG) registou, em 2022, um resultado líquido positivo de 109 milhões de euros, o que representa uma consolidação significativa dos seus lucros.

Os resultados de 2022 apresentam um EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) de 200 milhões de euros, ultrapassando o número histórico de 2019 em cerca de 20%.

A retoma do negócio de hotelaria permitiu aos mais de 100 hotéis explorados pelo Grupo gerar resultados operacionais, representando cerca de 65% do EBITDA registado este ano pelo Grupo.

Refira-se que, em 2022, iniciaram operações o Pestana Douro e o Pestana CR7 Marrakech, estando em curso a construção da Pousada de Alfama e do Pestana Rua Augusta que irão adicionar mais 128 quartos ao portfolio do Grupo, na capital portuguesa.

"O esforço do Grupo investido durante a pandemia para renovar alguns dos seus ativos, concluir os investimentos em curso, salvaguardar os seus recursos core e aumentar a operacionalidade das suas equipas foi recompensado durante 2022 com uma resposta eficaz à rápida e inesperada retoma da procura turística e ao dinamismo do setor imobiliário", afirma José Theotónio, CEO do PHG.

"Temos marcas sólidas e bem estruturadas e uma equipa de colaboradores muito empenhada, o que nos permitiu alcançar estes resultados que nos orgulham e motivam".

Segundo nota enviada à redação, os negócios imobiliários do grupo mantiveram a sua dinâmica criada nos tempos de pandemia. Destaque merecido para os projetos em curso no Funchal - Madeira Acqua Residences e The Fábrica Apartments & Lofts - na zona da Comporta e Oeste Alentejano Pestana Comporta Village Residences, Brejos da Carregueira e Pestana Porto Covo Village - e ainda no Algarve, nos Pestana Gramacho Residences e Pestana Valley Nature Village. A venda do hotel Pestana Blue Alvor durante este ano resultou igualmente da dinâmica verificada no setor imobiliário. Num ano em que o seu volume de receitas consolidadas superou os 450 milhões de euros, o Grupo concentrou os seus esforços na reposição de serviços e seus standards dando especial enfoque ao reforço das equipas, sua formação, mobilidade e condições remuneratórias e de trabalho, de modo a potenciar a qualidade de serviço prestada aos seus clientes.

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas