MADEIRA Meteorologia

Governo apoiou com 38 mil euros em medicamentos para doença das abelhas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Agosto 2022
13:48

A varroose, doença das abelhas causada por um ácaro, tem tido algum impacto na produção de mel na Madeira, como admitiu, hoje, o secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Humberto Vasconcelos, que esteve no Centro de Desenvolvimento Agronómico das Quebradas, para proceder à entrega de medicamentos veterinários para o tratamento terapêutico e proflático da varroose, disse que as 1.987 unidades de medicamento a distribuir permitirão desinfetar cerca de 9.520 colmeias. Duzentos e oitenta apicultores receberam, hoje, o remédio. Paralelamente, serão distribuídas 24 unidades ( cada uma com dez placas) de medicamento com a substância ativa Timol para os apicultores em modo de produção biológica. Este apoio à apicultura regional corrrespondeu a um investimento de 38 mil euros.

A varroose é uma doença endémica na ilha da Madeira (tal como no continente português e na maior parte da Europa), que continua a provocar prejuízos na apicultura regional. A única forma de minimizar os efeitos desta doença, passa pela aplicação destes medicamentos específicos homologados pela respetiva autoridade nacional, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas