MADEIRA Meteorologia

Governo Regional reforça apoio e salários aos bombeiros

Paulo Graça

Jornalista

Data de publicação
24 Novembro 2025
20:49
A secretária regional da Saúde e Proteção Civil, Micaela Freitas, destacou hoje o papel “insubstituível” dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, no 99.º aniversário da corporação, anunciando aumentos salariais, novos suplementos de risco e maior investimento na formação e operacionalidade.

A secretária regional da Saúde e Proteção Civil, Micaela Freitas, destacou esta segunda-feira o papel “insubstituível” dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, durante a cerimónia que assinalou o 99.º aniversário da corporação. Em nome do Governo Regional, agradeceu o empenho dos “118 homens e mulheres que, todos os dias, assumem a missão de proteger vidas, bens e o ambiente”.

A governante lembrou que os Voluntários Madeirenses caminham para o centenário, sublinhando que “vestir a farda significa coragem, generosidade e disponibilidade total para servir a comunidade”. Só nos primeiros dez meses do ano, a corporação respondeu a 5.269 ocorrências, sinal da “capacidade de trabalho e altruísmo” dos bombeiros.

Micaela Freitas anunciou ainda a atualização das remunerações dos bombeiros profissionais, bem como a possibilidade de progressão na carreira. O financiamento público às associações humanitárias aumentou para quase 5,7 milhões de euros, a que se somam mais 750 mil euros de comparticipação municipal.

“Este modelo permitiu um aumento médio de 190 euros no vencimento base”, referiu, acrescentando que a própria companhia recebeu um reforço de cerca de 550 mil euros, totalizando 1,6 milhões em 2025.

A secretária destacou também a criação de um suplemento remuneratório que compensa “risco, penosidade e prontidão”, abrangendo todos os profissionais. Só este ano foram realizadas 67 ações de formação, envolvendo 182 bombeiros. A Região pretende ainda reforçar a capacitação em resgate em águas bravas e nas valências de mergulho.

“Os Voluntários Madeirenses são um orgulho para todos nós”, concluiu. “Ser bombeiro é decidir que algo é sempre mais importante do que o medo.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas