MADEIRA Meteorologia

Gastronomia deu Sabor ao Caminho Real no Arco de São Jorge

Data de publicação
05 Maio 2024
9:34

A Associação do Caminho Real da Madeira promoveu, ontem, em parceria com a Confraria Enogastronómica da Madeira, uma caminhada gastronómica pelas freguesias de São Jorge e do Arco de São Jorge, onde mais de meia centena de participantes aceitaram o repto para este passeio cultural.

O grupo de entusiastas reuniu-se no sítio da Ribeira Funda, junto à capela do Sagrado Coração de Jesus, onde foi dado o contexto histórico da localidade, nomeadamente no que diz respeito às principais atividades económicas ali desenvolvidas e aos transportes e relações comerciais.

O percurso de 6 km pelos caminhos vicinais complementares ao Caminho Real 23, permitiu percorrer um trajeto muito utilizado no passado para aceder aos terrenos férteis da Borda de Sol e Terras de Fora, por onde, ao longo de muitas décadas, incontáveis litros de vinho e quilos de produtos agrícolas foram transportados às costas dos residentes, que representavam a sua subsistência.

Esta descida íngreme, envolta em abundante floresta Laurissilva e ladeada pela ribeira que dá nome ao sítio, constitui um desafio aos caminheiros pela sua tecnicidade e pelo manto folhoso que atapetava o piso do trilho, a exigir a atenção redobrada ao grupo e um apelo ao espírito solidário para ultrapassar as dificuldades apresentadas.

Após a descida para as frutíferas Terras de Fora, que apresenta muitos terrenos cultivados, o percurso até ao centro da freguesia do Arco fez-se sob um céu soalheiro a oferecer magníficas panorâmicas sobre a costa Norte da Madeira, cujas águas cristalinas do litoral convidavam a navegar o olhar até o Porto Santo, que se mostrava bem visível no horizonte.

A chegada ao centro da freguesia conduziu os caminheiros ao Museu do Vinho e da Vinha, local do Campo Experimental de Viticultura, onde o sr. Antonino acolheu o grupo com inexcedível hospitalidade, partilhando com miúdos e graúdos um pouco da história da freguesia e da Madeira através desta importante atividade económica.

De regresso à Ribeira Funda, estava reservado um repasto confecionado pela Confraria Enogastronómica da Madeira, onde foram preparadas, de acordo com as receitas antigas, Sopa de Milho, Galinha Bêbeda e Ensopado de Cabrito, com semilhas, favas, pão caseiro e vinhos madeirenses. O convívio prolongou-se tarde dentro com abundância de amizade e boa-disposição, sem faltar a degustação de infusões e o saborear de algumas sobremesas caseiras.

A Associação do Caminho Real da Madeira agradece à Confraria Enogastronómica da Madeira, à Casa do Povo do Arco de São Jorge e a todos os que colaboraram para que este evento tenha constituído uma experiência memorável para todos os participante

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas