A sala de conferências do hospital dr. Nélio Mendonça acolhe, no próximo sábado, dia 28, a I Conferência Internacional de Bioética, subordinada ao tema 'Proteção de Dados'.
A iniciativa é promovida pelo Centro de Estudos de Bioética- Pólo Madeira.
A sessão de abertura contará com uma intervenção de Cândida Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos de Bioética e de Rafaela Fernandes, presidente do Conselho de Administração do Serviço Regional de Saúde da Madeira. O diretor regional da Saúde, Herberto jesus vai usar, também, da palavra.
'O direito à proteção de dados como um direito fundamental no Brasil' é o tema a ser apresentado logo de seguida por Valéria Reani Rodrigues Garcia, presidente da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados, OAB-Campinas. Perto das 11 horas, Manuel David Masseno, professor adjunto e encarregado de proteção de dados do Politécnico de Beja, falará sobre 'A invstigação científica na proteção de dados em Saúde'. às 11h10, Carlos Costa Gomes, presidente do Centro de Estudos de Bioética, falará da 'Integridade Ética na Investigação e a Integridade do Investigador'. Estão ainda agendadas intervenções de Martin Freitas, encarregado geral de Proteção de Dados, e Filipe Magno de Gouveia, da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da UMa. Paula Margarido, presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados é a última a usar da palavra antes da sessão de encerramento. As inscrições para esta iniciativa são gratuitas e devem ser feitas para cebpolomadeira@gmail.com.
Carla Ribeiro