MADEIRA Meteorologia

Funchal entregou projetos vencedores do OPF 23-24 em São Roque

Data de publicação
23 Junho 2025
16:13

A vereadora responsável pelo pelouro social, Helena Leal, esteve, hoje, presente na cerimónia de entrega de dois projetos vencedores do Orçamento Participativo do Funchal (OPF) 23-24, realizada na Casa do Povo de São Roque. Trata-se do projeto n.º 30 - Cantina Social e do projeto n.º 31 - Lavandaria Social, ambos inseridos na Categoria Sénior.

Estes projetos foram selecionados pela população no âmbito da edição do OPF 23-24, lançada em maio de 2023, que contou com uma verba global de 550 mil euros, destinada à implementação de propostas nas categorias Juvenil, Escolar, Concelhia e Sénior.

A vereadora Helena Leal destacou que “a entrega destes projetos representa uma forma de complementar a nossa resposta social em diferentes áreas, que decorre sobretudo das necessidades identificadas pela própria população. É, acima de tudo, um caminho de progresso e desenvolvimento, mas também uma aproximação às necessidades reais que a população evidencia.”

Refira-se que os projetos vencedores e agora implementados em São Roque, visam a melhoria das condições e infraestruturas deste espaço: o projeto n.º 30 - Cantina Social, classificado em 5.º lugar na Categoria Sénior, contou com um investimento de 18 mil euros para a aquisição de um armário de congelados, um armário de refrigeração e uma cortadora de carnes frias.

Já o projeto n.º 31 - Lavandaria Social, 7.º classificado na mesma categoria, implicou um investimento de 6 mil euros, destinado à aquisição de equipamentos de lavandaria, nomeadamente, uma máquina de lavar roupa e uma mesa de passar a ferro, de modo a assegurar melhores condições na prestação de serviços de lavagem e tratamento de roupa.

Helena Leal sublinhou ainda a importância destas respostas diretas às necessidades da população que reforçam o investimento contínuo do executivo nas áreas sociais, recordando que, neste mandato, já foram aplicados 50M de euros ao nível dos apoios sociais e programas de capacitação social.

Com estas entregas, passam a estar concluídos oito dos catorze projetos vencedores do OPF 2023-2024, o que demonstra o empenho da autarquia em promover a participação cívica, a inclusão social e o desenvolvimento das freguesias do concelho.

Por fim, destacou o crescimento significativo do Orçamento Participativo, tanto em termos de verba atribuída como de envolvimento da população. A edição de 24-25 já prevê um aumento de 10% face ao ano anterior no valor da verba, totalizando 600 mil euros distribuídos por quatro categorias. Sublinhou ainda o expressivo aumento da participação, revelando que “registámos um aumento de mais de 700% ao nível de votações, ou seja, de participação face a 2021”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas