MADEIRA Meteorologia

Funchal celebrou diversidade e riqueza cultural na 6.ª edição da ‘Homenagem às Migrações’

Data de publicação
20 Setembro 2025
14:06

Evento organizado pela Associação Diáspora no Mundo, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, realizou-se na sexta-feira, 19 de setembro, no Funchal. A iniciativa reafirmou-se, nesta que é já a sexta edição deste evento, como um momento de celebração da humanidade e da diversidade cultural.

Ana Bracamonte, vereadora responsável pelo pelouro da Diáspora e das Migrações da Câmara Municipal do Funchal, esteve presente no evento e fez questão de sublinhar o papel do Funchal enquanto terra de acolhimento e ponte de ligação entre povos.

“Eventos como este, demonstram a riqueza multicultural que se vive no Funchal e reforçam os laços entre as diferentes comunidades e as suas diferentes tradições” afirmou a vereadora, destacando ainda a importância das associações, enquanto entidades dinamizadoras da participação cívica e da promoção de iniciativas interculturais”.

Segundo Ana Bracamonte, o apoio aprovado em reunião de câmara no início deste ano, no âmbito do apoio ao associativismo, insere-se nas políticas de atuação deste Pelouro, que privilegia atividades sociais e culturais de desenvolvimento pessoal, capazes de promover a interculturalidade e a multiculturalidade, ao mesmo tempo que reforçam laços de proximidade e solidariedade entre comunidades migrantes e locais.

A autarquia considera que a sexta edição da Homenagem às Migrações confirmou a plena integração das comunidades estrangeiras que residem na região, com destaque ainda para a ampla adesão da comunidade madeirense que também não quis faltar a esta homenagem que teve o Auditório do Jardim Municipal como ponto alto das comemorações, com vários espetáculos musicais.

Mais de dez comunidades estrangeiras presentes nesta VI Homenagem

A programação teve início pelas 18h30, junto à Praça do Município, com a Caravana das Migrações, organizada em conjunto com a Associação de Motociclistas da Madeira.

A caravana de motas, ostentando bandeiras dos países representados, percorreu as ruas do Funchal até ao Palácio de São Lourenço, onde se realizou uma homenagem às comunidades migrantes junto à estátua de João Gonçalves Zarco, acompanhada pela Banda Distrital.

O percurso terminou no Jardim Municipal, para o arranque do espetáculo cultural.No palco, desfilaram expressões artísticas de mais de dez comunidades estrangeiras atualmente residentes na Madeira, entre elas Brasil, Cuba, Ucrânia, Venezuela, Egito, Estados Unidos, República Dominicana, Guiné-Bissau e México.

O programa contou com atuações de grupos como Bachata in Madeira, Baile Histórico, El Corazón Mariachi, Resenha do Chel, Grupo de Danças da Casa do Povo de São Martinho, Belly Dance Madeira, Open Dance Madeira, Lilia Silva e Kátia Casimiro, além dos artistas internacionais Enrique Barrios (Espanha) e Roberto Music (Equador). A apresentação esteve a cargo de Sandra & Ricardo e seus músicos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Porque razão Nacional e Marítimo desperdiçam tantos pontos na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas