MADEIRA Meteorologia

Freguesia da Tabua assinalou 282 anos

Data de publicação
02 Julho 2025
20:28

Em dia de aniversário da freguesia da Tabua, que assinalou esta quarta-feira, 282 anos, o presidente da Câmara Municipal destacou o crescimento desta localidade em termos populacionais, fruto das políticas de desenvolvimento implementadas que têm gerado um tecido empresarial dinâmico e instituições sociais que prestam um serviço de excelência à comunidade local e regional.

Ricardo Nascimento referiu que a Tabua atingiu, nos últimos tempos, um crescimento significativo no setor do turismo rural e no Alojamento Local. Contudo, a importância da Tabua não se limita a esta ares de negócio e a freguesia tem assistido a um incremento notável na habitação permanente de muitas famílias que escolhem a Tabua para residir, fruto da qualidade de vida, da segurança e do ambiente acolhedor.

“A Tabua é um exemplo inspirador de como uma localidade pode reinventar-se e prosperar, contribuindo para a vitalidade económica e social de todo o concelho”, afirmou o autarca.

Em termos de investimento e de ajudas à população, apontou o reforço feito na educação através da abertura de uma sala de creche, a aquisição de equipamentos didáticos para os alunos, fruto do Orçamento Participativo e a aquisição de mobiliário para uma das salas do pré-escolar.

Na área social, a autarquia apoia cerca de 40 seniores da freguesia com o Cartão do Idosos, que ajuda na aquisição de medicamentos, fraldas e na comparticipação de exames complementares; já ajudou 7 agregados familiares a recuperarem as suas habitações degradadas e permitiu que 4 jovens da freguesia usufruíssem de desconto nas taxas urbanísticas para a construção de habitação própria.

Ricardo Nascimento frisou o apoio contínuo à Junta de Freguesia, nomeadamente através da transferência de verbas ao abrigo do regulamento de apoio às Juntas, que rondam anualmente os 30 mil euros, assim como apoios pontuais logísticos e operacionais para ajudar na limpeza de veredas e de outras obras de proximidade.

No que ao investimento diz respeito, a autarquia vai avançar com a execução do Caminho do Salão e com a recuperação do Caminho Velho do Lugar da Serra, não esquecendo uma intervenção na praceta da Tabua.

Agradeceu o empenho do presidente da Junta, Inácio Côrte, e deixou uma palavra de apreço ao Governo Regional na pessoa do Secretário Regional de Equipamentos e

Infraestruturas, por “atender às preocupações locais” e por colocar no terreno obras de grande importância para a freguesia e para o concelho da Ribeira Brava.

Em final de mandato, agradeceu à população pelo voto de confiança ao longo dos 12 anos de mandato e explicou que fez o que esteve ao seu alcance para a melhoria desta freguesia. “Na impossibilidade de fazer tudo o que era necessário, optámos pelo que era mais prioritário e não sendo natural da Tabua, levo esta freguesia no coração “ referiu o autarca.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas