MADEIRA Meteorologia

Forças Armadas preparadas para apoio à população em caso de catástrofe

Paulo Graça

Jornalista

Data de publicação
28 Novembro 2024
12:30

Terminou esta quinta-feira o Exercício Garajau 24, um simulacro que faz parte do Programa Anual de Exercícios das Forças Armadas. Na manhã de hoje, foi feito um balanço dos três dias de exercício.

Sob a responsabilidade do Comando Operacional da Madeira (COM), foi simulado um Tsunami com origem na Ilha La Palma e que atingia a costa sul da Madeira, na zona de Machico e Caniçal. A capacidade operacional foi desenvolvida por 129 pessoas, militares e civis, e visou colocar em prática o apoio, desenvolvido por todas as Forças Armadas (FFAA).

O General Rui Tendeiro, comandante do COM, revelou que o exercício foi realizado com sucesso e o objetivo geral é executar os procedimentos previstos no Plano Garajau, na resposta credível e rápida ao apoio à população, no âmbito do Apoio Militar a Emergências Civis (AMEC), em estreita ligação com o Serviço Regional de

Proteção Civil da Madeira.

Foi possível treinar a aplicação do Plano, o Comando e Controlo, sobre as forças e meios militares sediados na Região Autónoma da Madeira, numa operação conjunta em resposta a uma situação de uma catástrofe, com a consequente ativação do Plano Regional de Emergência de Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira (PREPCRAM).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas