albertopita@jm-madeira.pt
O espetáculo de fogo de artifício do final do ano terá um custo de 1,1 milhões de euros.
O Governo Regional decidiu autorizar, no final da última semana, a distribuição dos encargos orçamentais relativos ao fornecimento, instalação e queima de fogo de artifício para as festas de Natal e de Passagem de Ano 2021/2022 na Região Autónoma da Madeira, no montante total de 1.100.000 euros.
O valor é sensivelmente o mesmo que custou o espetáculo da última passagem de ano (2020/2021).
Prevendo que o processo de vacinação para atingir a imunidade de grupo fique concluído em setembro e que os madeirenses elegíveis estejam todos vacinados até ao fim de 2021, as festas de Natal e de fim de ano deverão ser mais vividas do que foram as últimas, em que o distanciamento social e o encerramento cedo dos estabelecimentos quase impediu os madeirenses de confraternizarem.
Na passagem do ano 2020/2021, o Governo Regional recomendou como regra que os madeirenses assistissem ao fogo a partir de casa, aconselhando aqueles que não pudessem assistir ao vivo a partir das suas residências que o fizessem através da televisão ou de canais na Internet.
Ainda assim, o executivo abriu a possibilidade de algumas pessoas poderem deslocar-se a zonas como a Praça CR7, Avenida Sá Carneiro, Praça do Povo, Avenida do Mar, marina do Funchal, miradouros da Nazaré e das Neves e ainda o Pico dos Barcelos. Mas estes locais tinham a lotação bem mais limitada. Os miradouros e o Pico dos Barcelos estavam limitados a um determinado número de pessoas e no centro do Funchal os madeirenses e visitantes ficavam confinados a áreas circulares criadas.
Este ano a expetativa é que já não seja necessário impor estas limitações.
Por Alberto Pita