A Secretaria Regional do Turismo e Cultura está a organizar a exposição "Ilha do Imperador", que engloba a interligação entre diferentes artes em torno de um denominador comum que é o Imperador Carlos da Áustria.
A Quinta Magnólia Centro Cultural acolhe esta iniciativa, integrada no Centenário do falecimento do Beato Carlos, que une a escultura, a fotografia, o desenho, a instalação, a técnica mista e ainda a exposição do carro que transportou o Imperador aquando da sua estadia na Madeira.
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará amanha, pelas 10 horas, na abertura do evento, na Quinta Magnólia. Estará igualmente presente na ocasião o representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto.
A iniciativa está integrada no programa de comemorações do centenário do falecimento do Beato Carlos, Imperador da Áustria e Rei da Hungria.
Uma das partes da exposição acontece no exterior, com a apresentação do carro do imperador. O restante prossegue no interior, onde o primeiro piso do Centro Cultural acolhe os vários momentos dedicados, ao Homem, ao Lugar e ao Interlúdio, que resumem a passagem de Carlos da Áustria pela Madeira.
Num primeiro momento poderemos desfrutar do desenho que retrata o Imperador em grafite sobre papel, da autoria de Ricardo Veloza e de uma escultura de Martim Veloza, em barro.
Segue-se "O Lugar" que aborda a Ilha da Madeira, terminando na Quinta do Imperador numa interligação de fotografias e objetos particulares que focam em particular e estadia do Imperador.
Depois, vem o "Interlúdio" numa exposição da artista Carla Cabral, onde podemos desfrutar de um conjunto de trabalhos em técnica mista que nos transportam para um romantismo, intimista, que envolve a infância do Imperador, memórias, cores e texturas.
Daniel Faria