MADEIRA Meteorologia

Exposição “Olhares de Origem” celebra a diversidade humana na cidade do Funchal

Data de publicação
19 Maio 2025
19:06

No âmbito do arranque da Semana da Diversidade, foi hoje inaugurada, nos Paços do Concelho, a exposição “Olhares de Origem”, uma mostra que convida à reflexão sobre os rostos, olhares e histórias de quem escolheu o Funchal como novo lar.

Na ocasião, a vereadora Ana Bracamonte, com o pelouro da Diáspora e das Migrações, destacou que o objetivo desta exposição, resultante de um trabalho coletivo, passa por “captar com respeito, verdade e beleza o rosto e os olhares de quem veio de longe e agora reside na cidade do Funchal.

”Paralelamente, a autarca ressaltou o carácter humano da mostra salientando que “cada olhar aqui retratado é um testemunho silencioso de pertença, de identidade e de resistência”, ao que agradeceu ainda que, de forma voluntária, todas as pessoas retratadas aceitaram partilhar a sua imagem e a sua história.

Além disso, a vereadora fez ainda um agradecimento especial ao fotógrafo Juan Gomes, ele próprio migrante, responsável pelos retratos apresentados: “foi através da sua lente, e do seu olhar, que conseguimos captar estes instantes de humanidade que hoje partilhamos com todos vós.”

A autarca salientou ainda que a exposição permitiu um “virar da câmara para dentro, para reconhecer que a nossa terra é, atualmente, também um destino de chegada, de acolhimento e de diversidade” ao que concluiu que “sentimos que era fundamental registar visualmente esta fase da nossa história coletiva. Porque o futuro da cidade do Funchal escreve-se também com estas vidas, com estes rostos, com estes olhares.

”Registe-se que na exposição estão representados uma diversidade de países como o Egipto, Nepal, São Tomé e Príncipe, Angola, China, Itália, Tunísia, Paquistão, Alemanha, Ucrânia, Roménia, Brasil e a Venezuela.Por fim, a inauguração da exposição culminou com um momento musical protagonizado pelos artistas Sílvio VioBass e Buno Chitembo, músicos angolanos radicados no Funchal, que, através da música, incorporam uma dimensão de interculturalidade.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas