MADEIRA Meteorologia

Estado vai financiar ligação ferry entre a Madeira e o Continente

Edmar Fernandes

Subdiretor JM

Data de publicação
05 Dezembro 2024
9:53

A Assembleia da República aprovou, no âmbito do Orçamento de Estado para 2025, propostas que responsabilizam o Estado a assegurar a ligação marítima entre a Madeira o Continente.

Os deputados aprovaram duas propostas semelhantes, conforme escreve hoje o Jornal Económico. Uma apresentada de forma conjunta por PSD e CDS. Outra pelo PS.

A proposta da maioria que sustenta o Governo obriga a República a assumir a responsabilidade de criar condições para que a ligação ferry seja uma realidade. Considera “fundamental” a sua implementação como forma de defender o princípio da continuidade territorial e corrigir desigualdades estruturais.

Já os socialistas argumentam que o princípio da continuidade territorial não se esgota no transporte aéreo e pedem a ligação marítima como “modo complementar e alternativo” ao transporte de passageiros. “Os princípios da continuidade territorial e da coesão territorial devem ser assegurados, disponibilizando o Estado os meios financeiros para garantir esses princípios. O Governo da República deve assumir as necessárias indemnizações compensatórias da exclusiva responsabilidade do Estado Português e proceder, nos termos do Decreto-Lei nº 134/2015, de 24 de julho, à fixação das regras, critérios e montantes relativos ao subsídio social de mobilidade nas viagens marítimas entre o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira”, pode ler-se.

A proposta do PSD e CDS-PP foi aprovada com os votos favoráveis de PSD, Chega, Iniciativa Liberal, BE, PCP, Livre, CDS-PP, PAN e a abstenção do PS.

Já a proposta do PS mereceu os votos favoráveis de PS, BE, PCP, Livre e PAN, votos contra de PSD, Iniciativa Liberal e CDS-PP, e a abstenção do Chega.

Refira-se que o Chega, PCP e BE também submeteram propostas que defendiam que o Estado subsidiasse a ligação ferry, mas foram chumbadas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas