Das 10 escolas que concorreram, este ano, ao concurso Europe Calling, com 14 equipas, foram premiados os projetos ‘Tic-Tac’, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, e o ‘Parlamento dos Jovens’, da Escola Secundária Francisco Franco.
Este concurso é uma iniciativa do Gabinete da Eurodeputada Sara Cerdas, realizado em parceria com o Europe Direct Madeira e a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Juventude, e consiste na realização de um vídeo, até dois minutos de duração, sobre uma temática específica.
O anúncio dos vencedores decorreu esta manhã, no Colégio dos Jesuítas, com a presença da eurodeputada socialista e do secretário regional de Educação.
As duas equipas vencedoras ganham uma viagem ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, incluindo estadia, alimentação e transferes. Esta iniciativa tem merecido crescente interesse dos alunos da Madeira e do Porto Santo, tendo registado, de forma sucessiva, um aumento do número de equipas participantes. Até à data, esta iniciativa permitiu a visita de cerca de 60 alunos e professores ao Parlamento Europeu, como revela a SRE.
Sara Cerdas mostrou-se, por seu turno, satisfeita com a adesão ao projeto que tem vindo a dinamizar desde o início do seu mandato, sentido que os jovens estão cada vez mais conscientes da importância do Parlamento Europeu, que lhes parece, desta feita, "mais próximo".
Neste ano letivo de 2022/2023, o tema escolhido para o concurso foi "Madeira: preparados para 2030". Nos anos letivos anteriores os temas foram "Uso de plásticos e proteção ambiental", "Fake News: unidos contra a desinformação" e "A União Europeia: que futuro?".
Concorreram a esta edição do Europe Calling cerca de 150 alunos dos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Básica e Secundária de Santa Cruz (uma equipa), Escola Secundária Francisco Franco (três equipas), Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche do Porto Moniz (uma equipa), Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas-Carmo (uma equipa), Escola Básica e Secundária de Machico (uma equipa), Escola Complementar do Til - APEL (uma equipa), CEPAM - Conservatório Escola das Artes da Madeira (duas equipas), Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol (uma equipa), Escola Secundária Jaime Moniz (duas equipas) e Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta (duas equipas).
Paula Abreu