A Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Caniço terá mais três salas de aula. O estabelecimento de ensino vê assim dada resposta a uma reivindicação antiga, dado o número de alunos que acolhe: 450.
O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas e a secretária regional de Educação, Ciência e Tecnologia visitaram hoje a EB1 com Pré do Caniço, onde foi apresentado o projeto para ampliação do edifício. Pedro Rodrigues explicou que o objetivo é que no início do próximo ano letivo, as novas salas estejam em funcionamento em benefício dos alunos e docentes.
“Temos o projeto, realizado pelo nosso serviço, estamos a lançar a especialidade. São procedimentos simples e pensamos que no próximo ano letivo estará concluído”, afirmou o governante, reconhecendo que esta é uma aspiração da escola atendendo ao aumento de residentes no Caniço nos últimos anos.
No dia de hoje, o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas também se deslocou ao Caniço para marcar presença na cedência de dois espaços para a Escola Básica do 2º e 3º ciclos do Caniço, nos Reis Magos, no âmbito do projeto ‘Escola do Mar’. Nesta iniciativa, foi celebrado o contrato entre a Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento e o estabelecimento de ensino que vem condições acrescidas para a formação náutica e ambiental de centenas de alunos.
Na ocasião, o secretário regional reconheceu a importância do projeto da escola do Caniço para a educação marítima e ambiental, o que justifica o apoio agora concretizado. “É um projeto muito interessante em que temos acompanhado também com alguma proximidade”.
O governante referiu que, “com esta iniciativa pretendemos criar mais condições para a evolução e desenvolvimento deste projeto, que tem sido um sucesso na escola e que deve servir de exemplo para novas iniciativas noutros concelhos, promovidas pelas direções das escolas públicas. Naquilo que compete à nossa Secretaria e à Sociedade de Desenvolvimento, prestaremos todo o apoio necessário para que estes projetos se tornem uma realidade”, concluiu.
Refira-se que, criado em 2018/2019, o Projeto ‘Escola do Mar surgiu com o propósito de sensibilizar a comunidade educativa para as questões do ambiente marinho e costeiro, combinando atividades físicas, desportivas e educativas.
As ações decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 18h00, na Praia dos Reis Magos, onde a escola dispõe de um espaço fechado para armazenar equipamento e realizar parte das atividades.
A componente prática centra-se nas atividades lúdico-desportivas aquáticas, como adaptação ao meio aquático, natação em águas abertas, snorkelling, canoagem, stand up paddle e windsurf. Quando as condições do mar não o permitem, os alunos participam em caminhadas, atividades de orientação, rappel e ações de limpeza da praia, contribuindo para a conservação do espaço costeiro.
No ano letivo 2024/2025, o projeto envolveu cerca de 400 alunos do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) e 284 do 3.º ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos), além de 322 inscritos no Núcleo de Desporto Escolar de Atividades Aquáticas e 191 estudantes provenientes de outras escolas e projetos, como o Erasmus.