MADEIRA Meteorologia

Entidades responsáveis assumem compromisso com a Lei do Restauro da Natureza

Data de publicação
10 Maio 2025
19:11

A intenção da autarquia de Machico em criar um geoparque foi defendida pelo vereador com o pelouro do Ambiente, Hugo Alexandre Marques, na terceira edição da Conferência Echos Machico, realizada sexta-feira.

Números recentemente emitidos pela União Europeia revelam que “73 % das terras agrícolas têm os solos degradados, tornando as medidas de restauro essenciais para fazer face às ameaças à segurança alimentar.”.

Este número, entre outros dados, foi avançado pela presidente da Direção da Associação Insular de Geografia na abertura do encontro, promovido pela autarquia e pela associação.

Ana Neves enalteceu o trabalho desenvolvido pelo projeto Ecos Machico no município e deu o mote para o debate que envolveu investigadores e políticos.

De acordo com um comunicado alusivo a este evento, perante o cenário traçado, o presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, e o secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, destacaram e apelaram a importância da conservação e restauro das áreas naturais do arquipélago da Madeira, deixando o seu compromisso para a implementação da Lei do Restauro da Natureza.

A primeira intervenção esteve a cargo da oradora convidada, a catedrática Maria Amélia Martins-Loução, investigadora de destaque a nível nacional no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações

Globais, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa e Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia. Na sua intervenção reforçou que: “Qualquer plano de conservação ou restauração da natureza terá de ser baseado no conhecimento científico e técnico”.

De seguida, foi a vez do biólogo Luís Freitas que explicou os principais estudos, impactos e ações que são realizadas na RAM em prol da conservação dos cetáceos pelágicos pelo Museu da Baleia.

Seguiu-se a apresentação de Hugo Silva, da Universidade da Madeira, que evidenciou a importância dos agentes polinizadores na preservação da biodiversidade regional, assim como a importância da criação de uma base de dados de referência.

Por último, o evento fechou com a demonstração de dois estudos de caso desenvolvidos no concelho de Machico e diretamente relacionados com a conservação da natureza. Cátia Gouveia, da SPEA Madeira, apresentou o projeto LIFE Natura@night e, Rui Marques, da Universidade da Madeira, demonstrou os trabalhos científicos que têm sido desenvolvidos nas Furnas do Cavalum.

A III Conferência do Ecos Machico foi transmitida em direto nas plataformas digitais da Câmara Municipal de Machico, Associação Insular de Geografia e Ecos Machico, onde pode ver e rever o evento. Mais informações estão disponíveis nas plataformas digitais e no sítio web www.ecosmachico.pt.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas