A secretária regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Elsa Fernandes, destacou esta quarta-feira, na cerimónia de entrega de certificações e do selo de excelência a 27 estabelecimento de ensino no âmbito do projeto ‘Escola EDUCAmedia’, a importância da literacia mediática e digital na formação dos alunos madeirenses. O evento decorreu no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horário Bento de Gouveia, reunindo docentes, alunos e representantes institucionais envolvidos no programa.
Na sua intervenção, Elsa Fernandes sublinhou que o EDUCAmedia nasceu com o propósito de fortalecer a literacia mediática e digital, promovendo uma educação capaz de preparar os jovens “para compreender, criar e participar ativamente no mundo contemporâneo, um mundo onde a informação circula em segundos e onde o pensamento crítico é mais necessário”.
A governante lembrou que o perfil de competências do aluno à saída do ensino secundário vai muito além dos conteúdos científicos trabalhados em sala de aula. “Se cumprirmos apenas a parte dentro da sala de aula de trabalhar os conteúdos científicos, não estamos a contribuir para que os nossos alunos cheguem ao final do 12.º ano e tenham o seu perfil de competências desenvolvido”, afirmou.
Neste sentido, Elsa Fernandes frisou que projetos como o EDUCAmedia não devem ser vistos como “um trabalho extra”, mas como um complemento essencial àquilo que se faz nas salas de aula, destacando a forma como estas iniciativas ajudam a consolidar o perfil de competências definido para o ensino secundário.
Ao entregar as certificações e selos de excelência, a secretária regional celebrou “o talento, a dedicação e a inovação que se disseminam nas nossas escolas”, reconhecendo o compromisso das comunidades educativas com “uma educação transformadora que valoriza a curiosidade, a criatividade, a responsabilidade e a ética” no uso das tecnologias e dos media.
“Cada escola, cada projeto distinguido constitui um passo em frente no rumo a uma escola mais aberta, participativa e alinhada com os desafios do século XXI”, reforçou.
Elsa Fernandes salientou ainda que o EDUCAmedia representa o trabalho conjunto de escolas que acreditam que educar é mais do que transmitir conhecimento, sendo também formar “cidadãos conscientes, capazes de pensar criticamente e de contribuir positivamente para a sociedade”.
A titular da pasta da Educação deixou uma palavra de agradecimento “aos professores pela dedicação e coragem de inovar”, aos alunos pela criatividade, entusiasmo e vontade de aprender, e às escolas “pela visão e compromisso com a qualidade educativa”, bem como a todos os parceiros institucionais que têm contribuído para a consolidação do programa.
“O desígnio de melhoria contínua da educação também se fortalece em atividades desta natureza e, por tal razão, vamos continuar a incentivar iniciativas deste tipo, certa de que os nossos jovens, de hoje, poderão retirar o melhor proveito para as suas aprendizagens”, rematou.
Refira-se que o programa EDUCAmedia visa promover a Educação para os media nas escolas, incentivando a capacidade crítica e a criatividade dos alunos na produção audiovisual. O programa é fundamental para a inclusão social e o exercício da cidadania, utilizando técnicas inovadoras para envolver os alunos em atividades educativas que vão além do currículo tradicional.
As escolas são certificadas com base em 4 níveis de classificação, de A a D, que avaliam a qualidade e o impacto dos projetos desenvolvidos. Os critérios incluem a capacidade crítica dos alunos, a criatividade na produção de conteúdos audiovisuais e a integração de práticas de literacia mediática no ensino. As escolas que atingem a classificação máxima demonstram excelência em todas essas áreas.
Eis as escolas que receberam os seles e certificações:
Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche (EB1/PE/C) da Nazaré; EB1/PE/C da Quinta Grande; EB1/PE/C Engenheiro Luís Santos Costa; Escola Básica do 1.º ciclo com pré-escolar (EB1/PE) do Covão e Vargem; EB1/PE Cruz de Carvalho; EB1/PE do Estreito da Calheta; EB1/PE de Câmara de Lobos; EB1/PE da Lourencinha; EB1/PE do Ribeiro de Alforra; EB1/PE do Areeiro e Lombada; EB1/PE do Lombo dos Canhas; Colégio do Marítimo; Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos (EB23) da Torre; EB23 do Caniço; EB23 do Estreito de Câmara de Lobos; EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia; Escola Básica com Pré-escolar e Creche (EB/PE/C) dos Louros; EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro; Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche (EBS/PE/C) Bispo D. Manuel Ferreira Cabral; EBS/PE/C Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, Porto Santo; Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta; Escola Básica e Secundária (EBS) Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas; EBS de Santa Cruz; EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva; EBS Gonçalves Zarco; Escola Secundária de Jaime Moniz.
Importa referir que o EDUCAmedia é composto pelos seguintes projetos: “TV escola”; “Literacia Mediática e Publicidade”; “Aprender com o Cinema”; “Webradio”; “TICultura”; “Cinema Escolar em Núcleos de Animação”. Além dos projetos, o Programa apresenta como concursos/festival: “Madeira Curtas”; “Educação para os Media”; “Festival de Audiovisual e Cinema Escolar”. A nível de apoio à formação, disponibiliza formações para Professores e alunos, bem como a plataforma de recursos “EDUCAmedia - Aprende Online”. Este programa disponibiliza também apoio para a criação do “Clube de Cinema, Vídeo e Multimédia”.